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Competências do Gabinete de CooperAção

 

O Gabinete de Cooperação tem as seguintes competências:

  • Conceber e propor, à Reitoria, a política de cooperação nacional e internacional da UEM de acordo com a sua perspectiva de desenvolvimento, bem como coordenar com os demais sectores da UEM a realização dos acordos e programas de cooperação então estabelecidos;
  • Realizar um trabalho de busca junto às comunidades nacional e internacional, de oportunidades de cooperação nas mais diversas áreas, com base nos projectos e programas de desenvolvimento da UEM;
  • Estabelecer relações de cooperação ao nível institucional com as suas congéneres nacionais, estrangeiras e/ou instituições financeiras;
  • Coordenar, em colaboração com os diferentes sectores da UEM, a busca de financiamentos necessários para a realização de projectos e programas específicos da Universidade Eduardo Mondlane;
  • Sistematizar e actualizar toda a génese da cooperação nacional e internacional da UEM com vista não só a acompanhar e rentabilizar os diferentes programas em curso e os níveis de cumprimento, como também perspectivar acções futuras de cooperação, de acordo com as necessidades existentes nos diversos sectores da UEM;
  • Assegurar e desenvolver toda a política de cooperação nacional e internacional da UEM, nomeadamente, com universidades, instituições de carácter cultural e científico, organizações internacionais, assim como, com as missões diplomáticas estrangeiras estabelecidas em Moçambique;
  • Estabelecer um meio de informação que permita manter a UEM informada sobre as principais realizações do Gabinete de Cooperação;
  • Estabelecer circuitos com ministérios e outras instituições nacionais que permitam um fluxo e refluxo permanente de informação concernente à hipóteses de cooperação para a UEM, bem como à outros desenvolvimentos pertinentes;
  • Apoiar e acompanhar todos os sectores da UEM no seu relacionamento com outros parceiros, de modo a facilitar a concretização de programas e projectos de cooperação;
  • De acordo com as suas tarefas e funções, o GC-UEM desenvolverá uma estrutura organizacional interna necessária e adequada;
  • Organizar um banco de dados e uma mini-biblioteca especializada (documentação) sobre cooperação nacional e internacional;
  • Desenvolver, coordenar e gerir a cooperação da UEM, no seu todo;
  • Acompanhar o grau de execução do plano de desenvolvimento da cooperação;
  • Coordenar a ajuda externa em diálogo permanente com os doadores, bem como com os coordenadores de programas e projectos;
  • Assegurar que os fundos são usados para os propósitos acordados;
  • Monitorar os diferentes programas e projectos de cooperação;
  • Partilhar a informação sobre os fluxos da ajuda externa;
  • Fortalecer a capacidade de gestão e monitoria dos planos estabelecidos;
  • Garantir uma gestão facilitada, transparente e racional dos fundos atribuídos pela ajuda externa;
  • Publicar anualmente um relatório de actividades e de contas sobre a ajuda proveniente de parceiros;
  • Manter actualizada a informação estatística e outra relevante que permita verificar a implementação dos objectivos estabelecidos; e
  • Outras actividades.
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