1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

ukash

pimaş tıkanıklığı açma seo uzmanı iş güvenliği uzmalığı su kaçağı bulma

sexopardal.com Erotik Erotik Film sexopollo.com

UEM aprova nova Visão e Missão

A Universidade Eduardo Mondlane aprovou na última sessão do Conselho Universitário a nova Visão, Missão, Valores e Lema, com vista a orientar os seus anseios de ser uma universidade que não dê primazia apenas ao ensino, mas reforce a investigação, em resposta à actual dinâmica do mundo, como estratégia fundamental para a resolução dos problemas da sociedade.

novavisaoA nova Visão pretende que a UEM seja “uma universidade de referência nacional, regional e internacional na produção e disseminação de conhecimento científico e na inovação, destacando a investigação como alicerce dos processos de ensino-aprendizagem e extensão”.

A Missão aprovada orienta a instituição à “Produzir e disseminar conhecimento científico e promover a inovação através da investigação como fundamento dos processos de ensino-aprendizagem e extensão, educando as gerações com valores humanísticos de modo a enfrentarem os desafios contemporâneos em prol do desenvolvimento da sociedade”.

A afirmação da nova identidade da UEM como universidade orientada para a investigação científica radica do contexto de expansão, diversificação e diferenciação funcional do subsistema de ensino superior e da necessidade de maior especialização.

Sustentam a nova Visão e Missão uma série de valores, nomeadamente Liberdade acadêmica; Autonomia institucional; Colegialidade; Engajamento social e comunitário; Indagação independente e confiança; Compromisso nacional e internacional; Ética e deontologia profissional; Criatividade; Internacionalização; Unidade na diversidade e inclusividade.

O lema escolhido é “Educação, Excelência e Inovação”.

O Coordenador da Comissão que trabalhou na revisão da Visão e Missão da UEM, Prof. Doutor Patrício Langa, disse à nossa reportagem que este é o culminar de um trabalho árduo que iniciou com a auscultação à vários especialistas nacionais e estrangeiros, com vista encontrar resposta para os novos desafios à que a instituição se coloca.

“Durante um ano, a Comissão fez um trabalho de auscultação aos diferentes actores da UEM e não só, sobre que tipo de universidade se pretende no futuro. Convidamos especialistas de outros países para um seminário sobre a matéria. Visitamos algumas universidades de países como África do Sul, Quénia, Brasil, Portugal, que têm o nível de investigação muito elevado. Pretendemos mudar um pouco a morfologia da instituição, no sentido de tornar a investigação a cara da universidade”, disse o Prof. Langa.

Fizeram parte da Comissão de Revisão da Visão e Missão da UEM o Prof. Doutor Patrício Vitorino Langa (Coordenador), Doutora Sandra Manuel (Coordenadora-Adjunta), Prof. Doutor Feliciano Chimbutane (Secretariado), Prof. Doutor Carlos Lucas, Prof. Doutor Manuel Macie, Prof. Doutor Bettencourt Capece, Profª Doutora Maida Abdulssatar Khan, Dr. Manuel Cabinda, Dr. Mário Albino, Dr. Ezequiel Abrahamo e Dr. Samuel Matlombe.

adana escort