1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

UEM acolhe Conferência Internacional sobre Planificação e Orçamentação na Óptica do Género

cecage-poog-18

Representantes de diversos países africanos partilham hoje e amanhã (30 e 31/10), em Maputo, em Conferência Internacional sobre Planificação e Orçamentação na Óptica do Genéro, experiências de planificação na implementação das políticas, leis e planos nacionais sobre a igualdade de género.
A Conferência cujo enfoque é o estágio actual da Planificação e Orçamentação na Óptica do Género e respectivos desafios, visa ainda aprofundar a reflexão sobre o papel dos governos, dos parlamentos e dos académicos no processo de planificação e orçamentação.
Na abertura, o Vice-Reitor para Administração e Recursos da UEM, Prof. Doutor Armindo Tiago, recorrendo ao Plano Quinquenal do Governo que prevê, entre outros aspectos, a capacitação e planificação na óptica do género, disse que a UEM, como instituição pública tem vindo a desenvolver acções na sua missão de ensinar, investigar e disseminar conhecimento científico e extensão, com vista a promover a igualdade do género.
Entretanto, a representante da ONU Mulheres em Moçambique, Marire Laetitia Kayisire, afirmou que a Agenda 2030 reconhece o papel da planificação e orçamentação na óptica do género e que constam dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Segundo disse, é tarefa da ONU Mulheres em Moçambique promover um amplo acesso de actores nacionais ao conhecimento para o desenvolvimento de abordagens inovadoras para o avanço da agenda da igualdade do género. "É nossa expectativa que esta conferência permita que os participantes identifiquem áreas que podem impulsionar ainda mais a planificação e orçamentação na óptica do género", anotou.
A Conferência Internacional sobre Planificação e Orçamentação na Óptica do Género, Estágio Actual e Desafios, é organizado pelo Centro de Coordenação dos Assuntos do Género da UEM (CeCAGe) em parceria com a ONU Mulheres e o Ministério do Género, Criança e Acção Social.
A Directora do CeCAGe, Profª Doutora Gracinda Mataveia, garantiu que os dois dias vão permitir que os participantes tenham uma radiografia real sobre o ponto de situação da planificação e orçamentação na óptica do género e seus desafios, bem como a definição de estratégias de superação para uma implementação efectiva da planificação que responda às necessidades específicas de homens e mulheres.
Além de representantes dos ministérios, instituições de ensino superior e municípios, participam da conferência representantes de países como África do Sul, Uganda, Malawi e Etiópia.

Web Tasarım iphone 6 ekran cam değişimi