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UEM discute programa de dupla titulação em pós-graduação

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Num encontro que juntou parceiros de cooperação, diretores, membros do CTA e demais convidados, a Universidade Eduardo Mondlane reuniu a 31/10 em workshop para discutir as diretrizes para a dupla titulação nesta instituição.
Este workshop surge no âmbito do programa bilateral de cooperação entre a Suécia e a UEM, em particular no campo de ação da componente transversal relativa à garantia de qualidade da investigação e da educação no ensino pós-graduado.
Chamado a partilhar a experiência sueca e tecer considerações sobre o estabelecimento e implantação de programas de dupla titulação em níveis de pós-graduação, o Prof. Doutor Geir Lowe, da Swedish University of Agricultural Sciences (SLU), fez saber que a dupla titulação é um exercício que acima de tudo requer um grande investimento, em termos de tempo, prestígio e sobre tudo dinheiro.
Para Lowe, afiguram-se como principais desafios para este processo a legislação nacional e os regulamentos institucionais que em todo o lugar são difíceis de alterar e isso, segundo disse, requer muito tempo. “Numa primeira fase, o processo pode ser frustrante, porém, ao mesmo tempo pode ser engraçado”, tranquilizou.
No encontro, foi apresentada uma proposta das diretrizes para a criação e implementação de programas de doutoramento duplo na UEM em colaboração com instituições de ensino superior estrangeiras, facto que segundo a coordenadora do programa, Prof. Doutora Luísa Santos, visa colher as experiências dos parceiros estrangeiros e adquirir subsídios para a sua melhoria de modo a posteriormente ser apresentada aos órgãos colegiais.
Para Santos, isto “nos permitirá saber o que este programa significará em termos de organização, implicações e as condições que estarão garantidas até à sua implementação”, disse.
Por sua vez, o director científico da UEM, Prof. Doutor Emílio Tostão, enalteceu o contributo de cada participante e garantiu que cada ponto de discussão, bem como as observações apresentadas, serão cautela e cuidadosamente avaliadas para posterior implementação de modo a acrescer mais qualidade ao processo.
Fazem parte dos pontos analisados no workshop, o modelo do acordo para a criação e implementação de programas de dupla titulação entre a UEM e outras instituições de ensino superior estrangeiras, o formulário para plano de estudo individual do estudante, o modelo de acordo entre a UEM e estudantes de doutoramento em programas de dupla titulação, entre outros.

 

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