1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

ESCIDE promove feira de saúde no bairro Romão

iscide-romao

No âmbito das suas actividades de extensão, a Escola Superior de Ciências de Desporto da UEM (ESCIDE) promoveu no último sábado (03/11), em Maputo, uma feira de saúde, que incluiu actividades lúdicas desportivas para a comunidade do bairro Romão, alunos e professores da Escola Secundária Nelson Mandela, local da feira.
No local, era visível a presença de uma moldura humana considerável que não se fez de rogado e aderiu as actividades de rastreio de HIV, medição da glicémia, medição e controle de tensão arterial, despiste dos graus de obesidade, entre outros serviços de saúde.
Para a população daquela zona tratou-se de uma gigantesca oportunidade de beneficiar daquele tipo de serviços a título gratuito e sem percorrer distâncias. Nas longas filas era evidente o domínio avassalador das senhoras (vulgo mamanas) que, regra geral, faziam-se acompanhar de crianças.
Ao longo de toda manhã e princípio de tarde, a Escola Secundária Nelson Mandela era o epicentro de todos os encontros. Não era para menos, os serviços de saúde, por um lado, as actividades desportivas como o futebol, o basquetebol e o andebol, por outro, e ao som do DJ deram cor e alegria ao recinto da escola.
leonardo-iscideNo final, o Director da ESCIDE, Prof. Doutor Leonardo Nhantumbo, era um homem feliz porquanto todos os objectivos a que a sua equipa se propôs tinham sido alcançados. Disse que o evento visava aproximar os serviços universitários junto das comunidades. "Providenciamos o conhecimento e outro tipo de informação importante. Praticamente é aqui junto da população onde a universidade concretiza e materializa a sua relevância social", frisou.
Entretanto, o Director da Escola Secundária Nelson Mandela, Octávio Conho, reconheceu o trabalho coordenado desenvolvido com as estruturas daquele bairro para mobilizar a comunidade local. Afirmou que além dos serviços prestados, a feira permitiu inspirar aos cerca de 1200 alunos que ali frequentam de 8ª a 10ª classe para quando terminarem o segundo ciclo secundário escolherem um curso superior relacionado ao desporto.
Além de serviços de saúde, houve serviços de atribuição de NUITs, emissão de Bilhetes de Identidade e doação de sangue.

 

Web Tasarım iphone 6 ekran cam değişimi