1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Arranca semana Cultural Moçambique-Portugal

uem-portugal-01A Universidade Eduardo Mondlane (UEM), através da Escola de Comunicação e Artes (ECA), em parceria com a Universidade Pedagógica e a Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE), do Porto, acolhe de 6 a 12 de Novembro, a Semana Cultural Universitária Moçambique-Portugal. O evento tem como objetivo promover o intercâmbio na área de formação de docentes, estudantes, investigadores, colher experiências de gestão universitária, com especial enfoque para a investigação musicológica, focada na exploração do riquíssimo espólio cultural tradicional.
Diversas actividades irão preencher a Semana, nomeadamente debates, concertos musicais, workshops, entre outros.
Falando na cerimónia de abertura, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, lembrou que a iniciativa, por sinal inédita, visa promover a cooperação universitária entre os dois países, no âmbito da formação de docentes e discentes, troca de experiência curricular e pedagógica, tendo em vista potenciar ambas universidades no ensino da música, da investigação científica nesta área e na interação com a sociedade.
Quilambo acredita que os docentes e estudantes dos cursos que a UEM oferece, “encontrarão neste evento um momento de encorajamento, como também uma oportunidade para reiterar o compromisso de melhorar cada vez mais a interação com as comunidades, aliando-nos com as instituições que lidam com a preservação do património cultural”, disse.
Tendo em conta a existência de um rico e vasto património musical que necessita de ser cientificamente trabalhado, o Reitor reconhece o papel que a UEM tem, enquanto instituição académica, na promoção da cultura do país, através dos seus pilares, ensino, investigação e extensão universitária respetivamente.
“Hoje a cultura é um potencial riquíssimo não só para a formação do capital humano e afirmação do homem na sociedade, como também é um activo económico de grande valia, estratégico para o desenvolvimento local e regional, dinamizando o turismo e, por essa via, promovendo o crescimento económico e o emprego”, afirmou.
Por sua vez, o Diretor da Escola de Comunicação e Artes, Prof. Doutor João Miguel, fez saber que é uma honra receber colegas de outras instituições de ensino superior para juntos se emprestarem conhecimentos, de modo a alavancar a arte e a cultura dos dois países, “esperamos com esta Semana de Cooperação Cultural Universitária, produzir um impacto positivo que assinale esta parceria”, afiançou.
O representante do ESMAE, Dr. Daniel Paredes, enalteceu a oportunidade concedida para colaborar, transmitindo experiências e partilhando o saber, e garantiu, “sairemos daqui tendo aprendido muitas coisas, pois, não estamos aqui apenas para ensinar”.
A Semana Cultural Moçambique-Portugal conta com o patrocínio do BCI.

uem-portugal-02

Web Tasarım iphone 6 ekran cam değişimi