1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Congresso da Lusocom debate comunicação para o desenvolvimento

lusocom 1

Especialista na área da comunicação estão reunidos, em Maputo, (de 28 a 30/11) no XIII Congresso das Federações das Associações Lusófonas das Ciências da Comunicação (Lusocom) para partilha de experiências e saberes no ramo da comunicação.
O objectivo é congregar docentes e investigadores de Ciências da Comunicação para identificar campos de interesse comuns, sublinhar singularidades e explorar eficazmente caminhos de cooperação e de intercâmbio com vista a promover o rigor e a qualidade.
No congresso de Maputo, que junta produtores de conteúdos, autoridades reguladoras e académicos, três eixos temáticos estarão em debate, i) rádio e televisão digital: desafios de produção audiovisual, qualidade e diversidade de conteúdos; ii) pesquisa e ensino em Comunicação para o Desenvolvimento; e iii) tendências e oportunidades do mercado de trabalho para os profissionais da comunicação e da informação e os desafios das instituições de ensino superior, pesquisa e extensão.
A gestão do sistema de informação e a transição do sistema analógico para o digital de transmissão da rádio e televisão entre os demais países membros da Lusocom merecerá igualmente reflexão.
Na abertura, a Vice-reitora Académica da UEM, Profª Doutora Amália Uamusse, disse que o evento acontece num contexto em que os sectores da comunicação, da informação e da cultura assumiram nas sociedades uma importância acrescida. "Essa importância exige, cada vez mais, a existência de um olhar atento orientado para perceber as nuances típicas de uma sociedade marcada por mudanças rápidas e profundas", frisou.
Para o Presidente da Associação Moçambicana de Ciências da Comunicação e Informação (ACICOM) e do XIII Congresso da Lusocom, Prof. Doutor Tomás Jane, trata-se de uma plataforma que visa fornecer aos estudantes e aos demais, a oportunidade de dialogar e trocar experiências de investigação dentro das diversas especialidades dos campos da comunicação e da informação.
Entretanto, o Presidente da Lusocom, Dr. Giovandro Ferreira, frisou que o congresso vai levantar desafios e traçar perspectivas que reforcem, através da comunicação, o desenvolvimento da sociedade ancorado na cidadania e na democracia.
O XIII Congresso da Lusocom decorre sob lema "Comunicação e Informação para o desenvolvimento" e sucede o congresso que teve lugar na cidade da praia, Cabo Verde, em 2016.

lusocom 2

Web Tasarım iphone 6 ekran cam değişimi