1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

UEM e PROSPORT firmam parceria nas áreas desportivas e de infraestruturas

memosEstabelecida nesta quinta-feira, 6 de Abril, em Maputo, e baseando-se no princípio da reciprocidade, espera-se que a parceria entre a Universidade Eduardo Mondlane e a PROSPORT venha contribuir para o estreitamento das relações institucionais, académicas, científicas e técnico-administrativas, particularmente na área do desporto e infra-estruturas.
O acordo prevê que a UEM contribua para o fortalecimento da PROSPORT concedendo assessoria de carácter técnico-científico e, ao mesmo tempo, a PROSPORT mobilizará parceiros e fundos para a construção e melhoramento de infra-estruturas desportivas, bem como promover a participação de atletas e dirigentes desportivos de renome internacional em programas curriculares, sob a forma de palestras, workshops, seminários e mesas redondas na UEM.
No acto de assinatura, as Partes afirmaram a sua intenção comum de prosseguir com a elaboração e "implementação de programas conjuntos de formação, informação e investigação; desenvolvimento de actividades de apoio e assistência na área desportiva e em outras de interesse comum; mobilização de recursos materiais e financeiros para o financiamento faseado de projectos comuns; a construção do Centro de Alto Rendimento, entre outras.
O Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, saudou a aproximação da PROSPORT por, segundo disse, se tratar de um acordo de complementaridade de interesses.
"A UEM tem e produz o conhecimento que pode ser de utilidade para a PROSPORT. Esperamos que através de acções específicas possamos em conjunto voltar a altura de Alto Rendimento, como tivemos no passado", disse, ajuntando que a UEM sempre valorizou o desporto como factor que contribui para a melhoria do ensino e investigação.
Por sua vez, o Director Geral da PROSPORT, Dr. Manuel Monteiro Jr. fez saber que a parceria ora formalizada significa a consumação de um sonho e surge da clara intenção da instituição que dirige, enquanto estabelecimento vocacionado à provisão de serviços do desporto enquanto uma prática, aliar essa actividade ao conhecimento produzido pela UEM nas suas mais variadas disciplinas, para dinamizar o desporto nacional.
Salienta-se que a UEM, ciente da pertinência do desporto como vector do desenvolvimento social, criou em 2010 a Escola Superior de Ciências do Desporto, como um centro de valorização do desporto e sobretudo para tornar o desporto mais profissional através da formação de gestores, contando actualmente com 170 estudantes.

hızlı ve öfkeli 8