1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

CIUEM capacita técnicos em conhecimentos teórico-práticos da Bioinformática

thumbnail IMG 5901A UEM, através do seu Centro de Informática (CIUEM) capacitou, de 27 a 29 de Junho, técnicos moçambicanos em Aplicações da Bioinformática como resposta sustentável aos desafios da Bio Ciência e da Bio Tecnologia no país.

Trata-se de um projecto enquadrado no âmbito do programa de treinamento "BRIGHT" da Universidade Eduardo Mondlane em estreita colaboração com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, do Brasil, e da Universidade São Diego, dos EUA.

O curso que abrangeu licenciados de diferentes áreas de formação como os da bio ciências, medicina e veterinária versou sobre as actuais abordagens da bioinformática no estudo de doenças infecciosas, a Filogenia Molecular e análise evolucionária, entre outros.

No acto de encerramento, o Director do Centro de Informática, Eng. Francisco Mabila, agradeceu a entrega e o empenho dos formandos para a prossecução dos objectivos que tinham sido estabelecidos.

thumbnail IMG 5931

Disse esperar que os formados possam fazer uso dos conhecimentos ora adquiridos nas diferentes áreas de trabalho para a sustentabilidade da biociência, no país.

"Esta é a segunda edição que organizamos aqui na UEM com a participação de instituições brasileiras. Eles procuraram-nos para realizar estes eventos e nós achamos que era uma oportunidade porque o tema é actual e que no nosso país está ainda numa fase embrionária mas a suscitar muito interesse", disse.

O curso de três dias contou com 24 formandos, dos 150 concorrentes.

Pendik Escort