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Formação de docentes é crucial no processo de transformação da UEM numa universidade de investigação

- afirma a Vice-reitora académica, Profª. Doutora Amália Uamusse

 

vice-amaliaA Vice-reitora Académica da UEM, Profª. Doutora Amália Uamusse, reconheceu que a transformação da Universidade Eduardo Mondlane numa universidade de investigação só será bem-sucedida se for acompanhada pela formação de um quadro docente a nível da pós-graduação, pela disponibilização de meios e criação de condições infra-estruturais apropriadas. 
Para a materialização desse desiderato, frisou que a UEM tem apostado na formação do seu corpo docente dentro e fora do país, na abertura de mais cursos a nível de mestrado e doutoramento e na melhoria das infra-estruturas e apetrechamento de laboratórios, bibliotecas e outras unidades de suporte à investigação.
Amália Uamusse falava no decurso do Conselho de Directores Alargado que, este ano, teve lugar em Maputo, sob lema "Reestrurando e Transformando a UEM Rumo a uma Universidade de Investigação". 
Perante directores e directores-adjuntos das Faculdades, Escolas e de órgãos centrais da UEM, numa comunicação intitulada "Cultura Académica Como Suporte do Processo de Ensino e Aprendizagem", a Vice-reitora disse que os docentes são os responsáveis directos por estimular que as práticas de ensino e aprendizagem e a produção do conhecimento no ensino superior sejam mais autênticas, inovadoras e renovadoras.
Entretanto, defendeu que a garantia da qualidade de ensino não se cinge apenas no que o docente ensina mas na sua capacidade de garantir a aprendizagem em harmonia com os padrões da integridade. 
Sobre a cultura académica salientou existirem inúmeros bons exemplos de conduta no processo de ensino e aprendizagem na UEM.
"São docentes que têm fascínio pela aprendizagem, pelo aumento de conhecimento e habilidades na sua área científica, pelo rigor nos processos intelectuais de ensino, pelo uso das novas tecnologias de ensino, pelo aprimoramento das habilidades de ensinar e, pelas necessidades especiais que alguns dos seus estudantes requerem", disse. 
Segundo a Vice-reitora, constituem exemplos do resultado dessa acção positiva dos docentes, a existência de graduados da UEM com acesso directo a cursos de pós-graduação em outros países, graduados com emprego a nível nacional e internacional, a melhoria da classificação da UEM em diferentes rankings e a abertura de novos cursos com impacto para o desenvolvimento do país.
Todavia, disse persistirem situações que podem ser interpretadas como distorção ao processo de ensino e aprendizagem tais como a ausência sistemática de alguns docentes nas aulas, elevadas taxas de exclusão e ou reprovações, venda de avaliações em troca de valores monetários, falta de cumprimento de horários estabelecidos para aulas, baixas taxas de graduação e assédio sexual, entre outros. 
Trata-se de factos que não sendo novos parecem estar a ser multiplicados ou pelo menos mais denunciados. Por isso, no entender da titular do pelouro académico na UEM, urge tomar medidas e de forma concreta e rigorosa para estancar a situação.
Sobre a qualidade de ensino e do corpo docente, Uamusse desafiou a Faculdade de Educação a liderar um estudo nestes campos. Quanto a ela, estudos direcionados trariam dados sobre a situação actual, permitiriam identificar problemas, trariam subsídios sobre como actuar sobre os problemas identificados e como monitorar o progresso da situação.
Na sua alocução, a Vice-Reitora Académica da UEM colocou questões para reflexão da comunidade universitária sobre que indicadores seleccionar e adoptar para melhor medir a qualidade de ensino e aprendizagem e como tornar o processo de selecção de candidatos a carreira docente mais selectivos e competitivos do que a prática actual. Porque para Uamusse, a qualidade do ensino e aprendizagem está com certeza ligada a uma estratégia de recrutamento que garante a atracção de docentes bem preparados.
"Devemos ter em mente que a questão do ensino de qualidade não se baseia apenas no número de docentes mas na qualidade destes, não se baseia no número de aprovados e reprovados, mas na qualidade dos formados".
Amália Uamusse admitiu que melhorar a eficiência do processo de ensino e aprendizagem não é uma tarefa simples, mas é responsabilidade de todos estudar a situação, propor soluções, e induzir as mudanças, valorizar o que é bom e mudar comportamentos não tão bons.

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