1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

UEM pretende introduzir Sistema de Ensino Dual em Moçambique

sem-dual-00

Como forma de responder aos desafios do desenvolvimento do país e, numa altura em que cada vez mais, a sociedade aponta para a necessidade de a formação no ensino superior tomar em consideração aspectos de qualidade e as necessidades do mercado de emprego, a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), junta de hoje (11 de Setembro), até quinta-feira, em Maputo, especialistas da modalidade de ensino dual, num seminário para reflectir sobre o cenário político e regulador para a introdução deste sistema de ensino em Moçambique.
Designado LaTFURE, sigla em inglês que significa, “Instrumentos de Ensino e Aprendizagem que forjam a ligação entre a Universidade e a Economia”, o projecto visa fundamentalmente criar condições para a introdução do modelo de ensino conhecido como Dual System que consiste num ensino integrado na experiência profissional de estudantes, combinando a teoria e a prática ao longo do curso permitindo maior empregabilidade dos graduados.
O programa é uma iniciativa conjunta da UEM com a sua congénere Universidade de Danubio de Krems, na Áustria, e envolve mais de 15 parceiros europeus e africanos com objectivo de combinar conhecimentos teóricos com competências adquiridas no posto de trabalho, o chamado “learning by doing”, isto é, “aprender fazendo”.
sem-dual-02Discursando na cerimónia de abertura, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, notou que o quadro legal e normativo do ensino superior profissional é praticamente inexistente talvez porque o ensino superior é o fenómeno ainda emergente e a legislação e normas reguladoras da educação profissional são maioritariamente para o nível secundário, vocacional e técnico profissional dos sistemas educativos.
Quilambo referiu que apesar das tentativas de distinção teórica entre o ensino superior académico e o profissionalizante, o mundo da formação superior continua separado daquele do trabalho e, os estágios profissionais podem representar uma tentativa de aproximação, mas ainda não constituem um modelo alternativo de integração dos dois mundos.
“A formação dual não é um estágio profissional que ocorre após o estudante ter passado o período regular de formação académica. Ela ocorre de forma alternada e integrada entre a universidade e a empresa”, explicou o Reitor, para depois acrescentar que o sistema é uma nova cultura de aprendizagem académica e profissional.
sem-dual-03Convidada a reflectir sobre “os desafios académicos e pedagógicos para a introdução do Ensino Dual na UEM”, a Vice-Reitora Académica da UEM, Profa. Doutora Amália Uamusse, explicou que existem desafios de ordem estrutural e estão relacionados ao processo de legislação e regulação do sistema do ensino superior, sendo importante, no contexto institucional, reflectir sobre as vantagens que pode representar a introdução da modalidade dual nalguns cursos, principalmente de orientação aplicada.
Do ponto de vista académico-pedagógico, Uamusse referiu que os desafios residem na necessidade de formular uma política de formação que integre a modalidade clássica e a dual, em consonância com o carácter variado da UEM; ajustar as normas e regulamentos institucionais de modo a também poder acomodar a modalidade dual do ensino, entre outros.
sem-dual-01Por seu turno, a Directora Nacional do Ensino Superior, Profª. Doutora Eugénia Cossa, que falava em representação do ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, afirmou que o projecto constitui uma janela de oportunidade para se continuar a repensar e reformar o quadro regulador do ensino superior no país.
Cossa entende que é chegado o momento de também se pensar num Ensino Superior profissionalizante e que responda as dinâmicas do desenvolvimento socioeconómico do país, onde para fazer a inserção do graduado num clima económico cada vez mais volátil as Universidades terão que encontrar novas formas de proporcionar esperança e avanço aos seus graduados.
Participam do seminário, representantes de instituições de ensino superior e de ensino técnico-profissional nacionais e internacionais; de empresas de turismo e mineração e de missões diplomáticas em Moçambique e é patrocinado pela Erasmus+ da União Europeia.

 Shell indir Hacklink https://backlinksale.wordpress.com/ https://hacklinkborsa.blogspot.com.tr/ https://shelldown.wordpress.com/ https://mectry.wordpress.com/ passion dubai escortistanbul escortkameral? chatkameral? sohbetestrogenolittuzla escortpendik escortkurtkoy escortKurtky escortinstagram takipci satin alporn moviesporn videosporn videoskartal escort  Hacklink Shell indir Shell download Php Shell download Bypass shell Litespeed bypass shell https://backlinksale.wordpress.com/ https://hacklinkborsa.blogspot.com.tr/ https://shelldown.wordpress.com/ https://mectry.wordpress.com/ maltepe escort pendik escort dul bayanlar jigolo sitesi kurtkoy escort tuzla escort kartal escort Kamagra Jel kaçak bahis jigolo olmak istiyorum olgun dul bayanlar istanbul jigolo sitesi seks hikayeleri jigolo ilan rokettube hd porno brazzers porno sex izle sex izle porno instagram takipçi rokettube hd film full film izle bedava porno rokettube
Hızlı ve Öfkeli 8 Karayip Korsanları 5 Arabalar 3 Şirinler 3 Yenilmez 4