1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Vice-Reitora Acádemica

amalia uamusse

PROF. DOUTORA AMÁLIA ALEXANDRE UAMUSSE
Vice-Reitora Académica

É Doutorada em Química Orgânica (1999), pela Universidade de Rostock, República Federal da Alemanha (RFA), Mestre em Ensino de Química (1987), pelo Instituto Superior Pedagógico de Gustrow, República Democrática da Alemanha (RDA), e Bacharel em Ensino de Química e Biologia (1982), pela Faculdade de Educação da UEM. 

É docente e investigadora da Faculdade de Ciências da UEM. É Professora Associada em Química dos Produtos Naturais, leccionando disciplinas dos cursos de licenciatura e mestrado. É supervisora de trabalhos de licenciatura, dissertações e teses de mestrado e doutoramento. Os seus interesses de investigação são as áreas de Química dos Produtos Naturais, Ciência de Alimentos e Didáctica de Química. Nestas áreas é autora e co-autora de vários artigos publicados em revistas científicas internacionais, de comunicações e de manuais de ensino.

Foi Directora da Faculdade e Directora do Curso de Química na Faculdade de Ciências da UEM, Chefe do grupo de disciplina de Química do Departamento de Ciências Básicas (BUSCEP) da UEM e Directora Pedagógica da Escola Secundária Francisco Manyanga.

É membro de diversas organizações sócio-profissionais, tais como: Academia de Ciências de Moçambique, Southern African Association for Research in Mathematics, Science and Technology Education (SAARMSTE), International Organization for Science and Technology (IOSTE) e Mozambican Forum of African Women Educators (FAWEMO). Foi membro da Sociedade de Química da Alemanha (GDCH), da International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC) e da equipe técnica de preparação de programas de formação de professores em exercício (PROFOPE), UEM-Ministério de Educação. É colaboradora da Comissão Nacional para a UNESCO em programas de promoção do acesso de raparigas aos cursos de ciências e tecnologias.

...