|
O uso de ferramentas Web 2.0 em contexto académico, concretamente em contexto universitário, tem crescido em todo o mundo face aos benefícios que esta utilização acrescenta nos contextos pedagógico, científico e mesmo de gestão/administração universitária. Estas ferramentas caracterizam-se por serem de uso livre, de manipulação facilitada, e pela disponibilidade em diversos meios ou suportes (computadores, telemóveis, etc) e por não precisarem (a maioria delas) de elevada largura de banda, factor decisivo para os públicos dos países em desenvolvimento como Moçambique.
A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) encontra-se num processo de massificação do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação(TIC) sendo de destacar a introdução do Ensino a Distância baseado na Internet (UEM, 2006); a digitalização de diversos processos ligados ao Ensino e Aprendizagem e à gestão universitária, através de desenvolvimento de novos sistemas (Registo Académico, Gestão de Bibliotecas, Acesso aos resultados de exames de admissão); e, recentemente, o incremento muito significativo da largura de banda que serve o campus principal.
É neste contexto que se enquadra o presente projecto de introdução de ferramentas Web 2.0 como contributo para o processo de Ensino e Aprendizagem e para suporte aos processos de gestão e administração académica.
O Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane(CIUEM) possui uma sala equipada com 19 computadores ligados a internet que pode ser usada para fins de treinamento, inclusão de conteúdos e palestras sobre Ferramentas Web 2.0. Caso esteja interessado em participar na iniciativa escreva para web2@uem.mz |