Skip to content
Home
ESUDER abre Mestrado em Produção animal Sustentável PDF Imprimir e-mail

A Escola Superior de Desenvolvimento Rural (ESUDER), com sede em Vilankulo, vai abrir no próximo ano lectivo, o Mestrado em Produção Animal Sustentável. O curso tem como objectivo aumentar a capacidade técnica e científica dos quadros do sector da pecuária, com vista a melhorar a qualidade e a quantidade de produção no país.


 

Este Mestrado arranca em Fevereiro com duas turmas de trinta estudantes cada, uma na Cidade de Inhambane e outra em Maputo.

Falando à nossa reportagem, o Director da ESUDER, Engenheiro Maqueto Langa, disse que terão prioridade para frequentar o curso, docentes e técnicos superiores da área em exercício nos sectores público e privados, com maior enfoque para os que trabalham nos distritos.

Langa disse que a criação do curso surge da constatação de que o gado bovino em Moçambique apresenta baixa qualidade comercial, o que faz com que não seja apreciável ao nível da região. Segundo ele, o facto é consequência de ausência nos últimos anos de esforço no sentido de produção de alimentação para o gado.

“Só se pode produzir gado com boa qualidade, para carne e para a extracção de leite, se tiver uma alimentação adequada. As condições climáticas do país não permitem alimentação adequada ao gado, pois temos uma época de chuva e outra de seca, essa última que causa muito sofrimento ao gado. Produzir alimentos alternativos também custa muito dinheiro. Chamamos este curso de Produção Animal Sustentável, porque pretende dotar os técnicos de conhecimentos que os possa permitir usar recursos locais, com poucos insumos, para a produção de gado de qualidade para carne e para leite”, disse.

Afirmou que o curso contará com apoio técnico da Universidade de Matanzas, Cuba.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Siga-nos no facebook

NOVO WEBSITE DO GVRAR

Gabinete do Vice-Reitor Para Administracao e Recursos

Clique aqui para visitar o website que possui diversos documentos/recursos importantes para a gestão universitária.

Academia CISCO - CIUEM

 

Consulte aqui informações sobre os cursos da CISCO

Boletim Informativo da UEM - Julho 2010

Veja a última edição (nr. 41)

Aceda seu email

Biblioteca Central

Consulte as revistas electrónicas disponíveis na UEM. Clique aqui.

Repositório SABER


Produção científica moçambicana de acesso livre