Skip to content
Home seta Anúncios e Eventos seta Com vista o estabelecimento da Faculdade de Filosofia na Escola Secundária São Cipriano
Com vista o estabelecimento da Faculdade de Filosofia na Escola Secundária São Cipriano PDF Imprimir e-mail

UEM e Diocese dos Libombos assinam Memorando de entendimento

Image
Bispo dos Libombos e Reitor da UEM rubricando o Memorando
A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e a Diocese dos Libombos assinaram ontem um memorando de entendimento com vista a cedência de parte das instalações da Escola Anglicana São Cipriano para o estabelecimento e funcionamento da futura Faculdade de Filosofia da Universidade Eduardo Mondlane.
O Memorando estabelece ainda o envolvimento de recursos humanos da Diocese dos Libombos no quadro de pessoal da Faculdade e o desenvolvimento de acções de interesse mútuo que contribuam para o fortalecimento das relações entre ambas instituições.
Falando na ocasião, Dom Dinis Sengulane, Bispo dos Libombos, disse que o Memorando era a concretização de um sonho da sua congregação, de contribuir no ensino superior, promovendo a dignidade humana através do alargamento do conhecimento.

Falando na ocasião, Dom Dinis Sengulane, Bispo dos Libombos, disse que o Memorando era a concretização de um sonho da sua congregação, de contribuir no ensino superior, promovendo a dignidade humana através do alargamento do conhecimento.
“Por muito tempo procuramos oportunidades de jogar um papel institucional nesta área. Apraz-nos notar que as nossas infra-estruturas possam servir de base para tão vital área do saber, que é a Faculdade da Filosofia”, disse Dom Sengulane.
Acrescentou que o presente memorando é assinado numa altura oportuna, pois, segundo ele, a Comunhão Anglicana tem quadros no ensino superior, muitos na UEM, “o que significa que a nível individual há já muita contribuição em vários sectores”.
O Bispo dos Libombos disse ainda que a Igreja Anglicana em Moçambique tem uma longa história de envolvimento na educação primária e secundária. “Esta presença de Anglicanismo em todas as Províncias é um factor promissor, porque a UEM poderá encontrar parceiros locais nos vários pontos do País”.
Por seu turno o Reitor da UEM, Prof. Doutor José Couto, disse que a Faculdade de Filosofia pretende treinar Jovens, de modo que eles comecem a perceber a Filosofia e o seu real objectivo. Segundo ele, os estudantes serão também treinados no sentido de saber o que realmente as pessoas acreditam, e conhecerem as crenças do povo moçambicano.
Para além disso, segundo o Reitor, os formados em Filosofia pela UEM vão aprender Lógica, Epistemologia e Ontologia, “porque é preciso ter uma técnica de dizer as coisas, fazendo com que estejam ligados aos factos e não às fofocas”, afirmou.
O Reitor da UEM acrescentou que com a criação da Faculdade de Filosofia pretende-se formar filósofos moçambicanos capazes de promover a cidadania e a inclusão.
A Faculdade de Filosofia começa a funcionar em Fevereiro do próximo ano, com cerca de 100 estudantes.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Distribuição de Candidatos por Salas de Exames

Já está disponivel a lista de distribuição de candidatos por salas de exames. A mesma pode ser acessada clicando aqui.

 

50 anos de Ensino Superior

Repositório de documentos

UEM nas redes sociais

Siga-nos no Twitter

Regulamento Pedagógico

Novo Regulamento Pedagógico da UEM aqui .

Aceda seu email

Barometro da UEM

“espaço” de diálogo através do qual a UEM e sua comunidade discute todos os aspectos relacionados com a vida académica, pesquisa e extensão da Universidade. Clique aqui

Boletim Informativo da UEM


Edição 65 - Outubro de 2012

Boletim Televisivo da UEM

Edição 8

Repositório SABER


Produção científica moçambicana de acesso livre

Difusão de Notícias

Notícias da UEM

Ferramentas Pedagógicas

SME Toolkit