|
A Prof. Doutora Alice Pereira de Jesus Teresa Garcês, docente da Faculdade de Veterinária, é desde ontem Professora Catedrática em Produção Animal,  depois de ter aprovado nas provas públicas para o efeito, que vinham decorrendo desde antes de ontem, dia 22 de Fevereiro.
Falando à nossa reportagem momentos após a deliberação do júri, a mais recente Professora Catedrática disse que era um momento de muita alegria para si, pois era corolário de muitos anos de trabalho na área.
“Sinto-me muito feliz, sou a primeira veterinária a ocupar essa posição. Trabalho há mais de 35 anos no estado e há mais de 27 na UEM. Faço parte do crescimento da Faculdade. Ajudei naquilo que pude, a construir infra-estruturas, mas principalmente a construir capital humano, de forma a melhorarmos sempre o ensino e a formar veterinários moçambicanos”, disse, visivelmente emocionada.
“Sinto-me muito orgulhosa por ter participado nesse processo. Há poucos veterinários que não foram meus alunos ao longo desses anos. Sinto-me muito feliz por ter contribuído para essa formação”, acrescentou.
No momento de ascensão, a Professora lembrou-se de momentos conturbados do país (as fazes da história mais recente) nomeadamente pós-independência, a guerra dos 16 anos e pós-guerra. “Foram momentos difíceis, que obrigaram-nos a redobrar esforços para que o trabalho continuasse. Mas foram momentos que acabaram valendo como experiência profissional”.
Entretanto, mostrou-se agastado com as restrições orçamentais. Segundo ela, colocam sérias dificuldades para o desenvolvimento das actividades.
“Gostaríamos, por exemplo, de levar mais estudantes para o campo, e transporte para isso, assim como termos meios de ensino melhores. As restrições financeiras e materiais colocam dificuldades para sermos mais inovativos, adoptar metodologias novas e até aumentarmos a capacidade de os estudantes fazerem. Não é só aprender a teoria, e não praticar tanto durante a formação. Devem aprender a fazer o que deve ser, eles próprios fazerem. Essa é que é a minha grande tristeza, ver que podíamos fazer mais, mas não podermos por falta de recursos”, disse.
Já Catedrática, as acções das Professora Alice Garcês estarão viradas para criação e desenvolvimento de pós-graduação na Faculdade de Veterinária. “A Faculdade ainda não tem pós-graduação, nem mestrados. Esperamos que ainda neste ano comece um ou até três, conforme o momento em que forem aprovados. Há agora um mestrado em Biotecnologia, mas é um empreendimento conjunto de várias faculdades. Mas nós vamos ter os nossos próprios. Isso significa que devo me dedicar mais a essa nova fase”.
Falando na ocasião, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Filipe Couto, disse que a Professora vai ter oportunidade de dar aos estudantes as suas ideias, adquiridas não só lendo livros, mas com a prática, para ensinar como desenvolver a produção animal.
Para além de ser docente na Faculdade de Veterinária, a Professora Alice Garcês é Professora Associada desde 2006 e é autora do livro Poultry Production in Southern África, e publicou um conjunto de artigos em revistas de especialidade e congressos. |