Skip to content
Home
ESUDER constrói Campus de Sábié PDF Imprimir e-mail

A Universidade Eduardo Mondlane lançou na última quarta-feira, dia 20, a primeira pedra para a contrução do Campus da Escola Superior de Desenvolvimento Rural no posto Administrativo de Sábie, Distrito da Moamba, província de Maputo.

Falando na ocasião, o Reitor da UEM, prof. Doutor Filipe Couto, afirmou que naquele campus serão formados profissionais do campo qualificados que vão trabalhar na produção de alimentos para Moçambique.

Disse esperar que os estudantes aprendam também da experiência da comunidade, adquirindo conhecimentos de como trabalhar a terra e como criar o gado, “de mesmo modo que os estudantes vão ajudar a comunidade através de técnicas científicas para multiplicar a produção actual das comunidades”.

O Reitor apelou ainda aos estudantes e a escola no geral para respeitar a comunidade, pois, segundo ele esta já produz mesmo sem ajuda da escola.

O Director da ESUDER, Eng. Maqueto Langa, disse que o lançamento da primeira pedra do campus de Sábie é fruto de todo um trabalho em equipa entre UEM e as estruturas locais. Disse ainda que a instalação da escola no local responde às recomendações do governo no que se refere ao desenvolvimento Rural, através de formação de quadros em técnicas agrárias e criação de gado.

Por seu turno, a Administradora do distrito de Moamba disse que o lançamento da primeira pedra para a construção do Campus representa crescimento do distrito, uma vez que os graduados da 12ª classe já têm a Universidade mais próxima. Para ela, “através da ESUDER, Moamba vai se tornar num dos maiores produtores de alimentos do país”.

A administradora convidou aos estudantes a aprender a lidar com a vida no campo, a fim de fazer do campo um laboratório natural da sua aprendizagem.

De acordo com o Director provincial de educação, Lucas Fernando, o distrito de Moamba apresenta condições e características para produção agrícola e criação do gado. “Neste contexto, a implantação do Campus de Sábie enquadra-se nas políticas do Governo no que se refere a expansão do desenvolvimento na produção de alimentos e na erradicação da pobreza no pais”, disse.

 A comunidade local, representada pelo Régulo Chikezo, e os estudantes, representados por Ângelo José, manifestaram-se alegres e prometeram dar seu total apoio para o avanço do projecto.

A ESUDER no Sábie vai explorar 3.500 hectares de terra do distrito de Moamba, para em conjunto com as comunidades desenvolver a produção.
Neste momento a Escola lecciona o curso de licenciatura em Agronomia, que vai durar 3 três anos, seguindo o sistema do ensino centrado no estudante.

O término da construção das obras da primeira fase está previsto para finais de Setembro, momento em os estudantes serão transferidos do actual centro de acampamento de Currumane, onde se encontram provisoriamente instalados.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Distribuição de Candidatos por Salas de Exames

Já está disponivel a lista de distribuição de candidatos por salas de exames. A mesma pode ser acessada clicando aqui.

 

50 anos de Ensino Superior

Repositório de documentos

UEM nas redes sociais

Siga-nos no Twitter

Regulamento Pedagógico

Novo Regulamento Pedagógico da UEM aqui .

Aceda seu email

Barometro da UEM

“espaço” de diálogo através do qual a UEM e sua comunidade discute todos os aspectos relacionados com a vida académica, pesquisa e extensão da Universidade. Clique aqui

Boletim Informativo da UEM


Edição 65 - Outubro de 2012

Boletim Televisivo da UEM

Edição 8

Biblioteca Central

Consulte as revistas electrónicas disponíveis na UEM. Clique aqui.

Repositório SABER


Produção científica moçambicana de acesso livre

Difusão de Notícias

Notícias da UEM

Ferramentas Pedagógicas

SME Toolkit