|

O Magnífico Reitor da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Prof. Doutor Orlando Quilambo, recebeu ontem, dia 16 de Maio, a directora de Cooperação da Universidade do Porto, Portugal, Prof. Doutora Maria Elisabeth Ribeiro, para passar em revista os programas de cooperação entre as duas instituições, com vista o seu fortalecimento.
O Reitor da UEM disse que a formação dos docentes e investigadores são os principais desafios da sua instituição, afirmando haver necessidade de estabelecer parcerias no sentido destes receberem formação, ao nível de mestrado e doutoramento, sem precisarem de sair do país.
No encontro, o Magnífico Reitor apresentou outras áreas nas quais gostaria que fossem incluídas no novo plano de cooperação entre as duas universidades, como por exemplo a capacitação de quadros da UEM em matéria de apoio às comunidades.
A Directora de Cooperação da Universidade do Porto aconselhou a UEM para fazer a identificação das áreas do seu interesse para a cooperação, afirmando que os docentes das áreas escolhidas poderão visitar a sua universidade, para interacção com os do Porto. “Essas conversas podem ser também via videoconferência”, disse.
A capacitação dos docentes da Universidade Eduardo Mondlane em matéria do sistema de ciclos, introduzido recentemente aquando da reforma académica em curso, foi outro ponto em destaque no encontro, que mereceu atenção especial da Drª Maria Ribeiro. “Podemos ajudar no seu melhoramento. Temos técnicos com muita experiência no processo de Bolonha, que podem vir cá trabalhar com os vossos docentes no sentido de capacitá-los”, afirmou.
Disse que no novo pacote de cooperação a ser identificado, a sua instituição irá apenas cumprir com os desejos da UEM. |