Skip to content
Home seta Anúncios e Eventos seta UEM e Maputo Sul assinam Protocolo de Cooperação
UEM e Maputo Sul assinam Protocolo de Cooperação PDF Imprimir e-mail

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e a Empresa de Desenvolvimento de Maputo, E.P. (Maputo Sul) assinaram hoje, dia 20 de Junho, um Protocolo de Cooperação com vista o apoio da Maputo Sul a estudantes da UEM empenhados no desenvolvimento dos temas propostos pela Empresa para a elaboração das suas teses e/ou trabalhos de fim cursos, em quaisquer domínios subjacentes as engenharias, arquitectura e economia.

O Protocolo de Cooperação, que foi assinado pelo Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, e pelo Director Executivo da Maputo Sul, Eng. Nelson Nunes, aponta ainda como um dos objectivos o reconhecimento, a capacitação, qualificação e valorização do desenvolvimento de actividades de interesse comum, principalmente as relacionadas com as áreas de Meio Ambiente, Ordenamento Territorial, Gestão, Administração e Obras públicas.

O Director da Maputo Sul disse na ocasião que a empresa que represente aprecia a dimensão e a capacidade das faculdades e das escolas da Universidade Eduardo Mondlane, razão suficiente para acreditar que o protocolo assinado constitui valioso instrumento de criação de sinergias que venham a alavancar o crescimento da sua empresa e, ao mesmo tempo, consolidar as experiências da UEM nos vários domínios do conhecimento técnico e científico nas áreas definidas no acordo.

Por seu turno, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, disse que o Protocolo irá contribuir para o ensino público em Moçambique e prometeu que a sua instituição irá assumir as nossas responsabilidades no âmbito de protocolo e levar a cabo, sem reservas, todas as acções que venham a ser acordadas.

"Para a UEM este acordo é de extrema importância, porque firmamos com uma empresa com uma visão futurista, que deve caracterizar não só as instituições do ensino superior, mas também todas as instituições que contribuem para o desenvolvimento rápido do País", salientou o Reitor.

Acrescentou que a assinatura do protocolo é também uma questão estratégica, pois, segundo ele, “fazer aliança com uma empresa que vai ligar Maputo/Ka Tembe orgulha a UEM, pois estaremos a participar numa solução estratégica para o desenvolvimento de Maputo, em particular, e do país em geral e na formação dos nossos estudantes".

Ainda de acordo com Magnífico Reitor a UEM fornece uma formação muito boa, que muitas vezes ao nível dos estágios tem tido problema, por falta de local de colocação dos estudantes. Com o acordo assinado, afirmou que estará facilitada a formação dos graduandos assim como a sua colocação como futuros arquitectos, engenheiros e economistas.

"Por isso achamos que com este acordo estamos a cumprir de forma integral o que constitui pilar da nossa instituição, que são a docência, ensino, investigação e prestação de serviços à comunidade", finalizou.

De salientar que a assinatura do Protocolo foi honrada com a presença do Ministro das Obras Públicas e Habitação, Cadmiel Muthemba, dos Vice-Reitores, dos Directores da UEM dentre outras individualidades.

O Procoloco foi assinado no dia em que se o Patrono da UEM estivesse vivo, celebraria mais um ano de vida. O Reitor referiu-se à data, afirmando que e “a melhor forma de a UEM valorizar Eduardo Mondlane é cumprir na íntegra o que está prescrito no Protocolo”.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Dia Mundial do Fascínio das plantas

18 de Maio de 2013

Clique AQUI para ver o programa

Academia CISCO - CIUEM

Inscrições Abertas

Revista Científica

UEM nas redes sociais

Siga-nos no Twitter

Regulamento Pedagógico

Novo Regulamento Pedagógico da UEM aqui .

Discursos do Reitor . 2012


Veja AQUI os discursos proferidos
pelo Reitor no ano 2012

Calendário de Eventos

« < Maio 2013 > »
D S Q Q Q S D
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1

Bolsas e Cursos

http://www.uem.mz/images//mortar-board.png
Encontre AQUI oportunidades de formaçäo

Boletim Informativo da UEM

Edição 71 - Abril de 2013

Aceda seu email

Barometro da UEM

“espaço” de diálogo através do qual a UEM e sua comunidade discute todos os aspectos relacionados com a vida académica, pesquisa e extensão da Universidade. Clique aqui

Boletim Televisivo da UEM


Boletim Televisivo 17

Repositório SABER


Produção científica moçambicana de acesso livre

Difusão de Notícias

Notícias da UEM

SME Toolkit

Latest Events

Nenhum evento

Events Legend