|
Em meu nome pessoal e dos Vice-Reitores, quero apresentar a toda Comunidade Universitária os nossos sinceros agradecimentos pelas mensagens de encorajamento que recebemos aquando da eleição, nomeação e tomada de posse.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
GABINETE DO REITOR
EXORTAÇÃO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA
Se, por um lado, nos podemos regozijar com as mensagens de congratulação, por outro,sentimos que elas carregam consigo uma enorme expectativa.
Estamos cientes das nossas limitações, mas acreditamos que cada mensagem que recebemos, significa também disponibilidade de cada um em participar no processo que garanta uma Universidade Eduardo Mondlane de excelência nas áreas de docência, investigação, extensão e administração.
A UEM só poderá continuar a desenvolver-se se todos participarmos no processo de engendramento da sua visão e missão, através da identificação dos seus desafios ou dificuldades, na definição clara das suas prioridades e metas e, sobretudo, no envolvimento de todos na busca de propostas de solução consentâneas com a visão que temos da nossa universidade.
A visão da Universidade Eduardo Mondlane é de ela ser uma instituição de excelência no contexto da educação, da ciência, da cultura e da tecnologia, educando para vida os profissionais que forma e assumindo responsabilidades no processo de inovação e transferência de conhecimento. Neste contexto a nossa universidade deverá pugnar pela sua integração e afirmação na comunidade científica regional e internacional, e por ser agente de mudanças e transformação da sociedade.
Este desiderato só pode ser materializado com o envolvimento de toda a Comunidade Universitária.
Adicionalmente, reafirmamos que a implementação dos objectivos estratégicos definidos para o período de 2010-2014, precisa, igualmente, do cometimento de cada um de nós.
É no intuíto de operacionalizarmos os objectivos estratégicos que exortamos a toda Comunidade Universitária para que colabore com a comissão de trabalho que, nos próximos três meses, vai conduzir o processo de auscultação à comunidade universitária, dos diversos quadrantes e sectores (gestores de todos os níveis, os docentes de todas as categorias, os membros do Corpo Técnico e Administrativo, os estudantes e antigos estudantes) de modo que se ajuste o plano operacional do Plano Estratégico 2010 – 2014 às reais necessidades e condições actuais. Nesta etapa decisiva do percurso histório da UEM e através deste amplo exercício de participação de todos, esperamos ter o maior número possível de contribuições e sugestões no sentido de melhoramento, o que levará a nossa instituição a um bom porto, tornando-se numa universidade moderna, inclusiva e competitiva.
Comunicamos que todas as ideias e contribuições poderão ser apresentadas através do portal da UEM, que tem uma página específica designada Barómetro, na qual poderão ser depositadas ( http://barometro.uem.mz). Embora o enfoque deva incidir sobre o período coberto pelo Plano Estratégico, ideias que visualizam uma UEM a longo prazo poderão ser depositadas nesse repositório electrónico, pois poderão contribuir para a preparação de Planos de Desenvolvimento futuros.
Façamos do ano de 2011, ano dedicado ao 1º Presidente de Moçambique, SAMORA MOISÉS MACHEL, uma oportunidade para reflectirmos, conjuntamente, sobre o que queremos que a nossa Universidade Eduardo Mondlane seja, no contexto da agenda glabal de desenvolvimento.
Maputo, aos 12 de Julho de 2011
O Reitor,
Prof. Doutor Orlando António Quilambo
|