Skip to content
Home seta Anúncios e Eventos seta UEM e parceiros discutem boa gestão de recursos hídricos
UEM e parceiros discutem boa gestão de recursos hídricos PDF Imprimir e-mail

Académicos e instituições ligadas área de água de todos quadrantes do mundo estão desde ontem reunidos em Maputo no XII Simpósio da WATERNER/WRFSA/GWP-SA, para discutir novos paradigmas de gestão integrada dos recursos hídricos, com objectivo de promover uso sustentável da água.

Organizado pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), o Simpósio, que termina amanhã, é um espaço para apresentação, debates, promoção e disseminação do conhecimento e experiências regionais de gestão da água.
Falando na cerimónia de abertura, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, disse que a sua instituição, a mais antiga do ensino superior em Moçambique, reconhece a responsabilidade histórica que possui na formação de cidadãos moçambicanos e na realização de investigação científica. Enfatizou a parceria com a WATERNET afirmando que tem sido um exemplo de como as parcerias podem contribuir para a resolução de diversos problemas.
Apelando para o aumento de estudos para a resolução de problemas relacionados com as mudanças climáticas, sublinhou que só a ciência e a investigação é que podem trazer o desenvolvimento das sociedades.
“A gestão dos recursos hídricos não é uma questão de escolha, mas sim uma condição, pois Moçambique partilha com os outros países nove das quinze bacias da região”, disse.
Por sua vez, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massingue, enfatizou o comprometimento que o governo moçambicano tem com a causa da investigacao científica, como um veículo “muito importante” para o desenvolvimento da economia.
Massingue disse também que a redução de incidência de desastres naturais e o reconhecimento da água como geradora de energia hidroeléctrica, agricultura, turismo e pesca, são alguns dos desafios do executivo moçambicano.
Presente também na cerimónia de abertura do Simpósio, que decorre sob o lema “Aproveitando os rios do conhecimento para o desenvolvimento sócio-economico, adaptação climática e sustentabilidade ambiental”, a Embaixadora do Reino dos Países Baixos, Fredérique de Man, manifestou sua satisfação pelo facto da UEM acolher o evento.
Afirmou que a gestão dos recursos hídricos é cada vez mais importante, pois ela regula a disputa entre alguns sectores de actividade como agricultura, indústria, energia eléctrica, turismo e pesca.
“A gestão de recursos hídricos vai fazer sentido se existir em Moçambique pessoas bem formadas, bons comunicadores e mediadores, e a WATERNET é essencial nesse aspecto”, disse Fredérique de Man.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Distribuição de Candidatos por Salas de Exames

Já está disponivel a lista de distribuição de candidatos por salas de exames. A mesma pode ser acessada clicando aqui.

 

50 anos de Ensino Superior

Repositório de documentos

UEM nas redes sociais

Siga-nos no Twitter

Regulamento Pedagógico

Novo Regulamento Pedagógico da UEM aqui .

Aceda seu email

Barometro da UEM

“espaço” de diálogo através do qual a UEM e sua comunidade discute todos os aspectos relacionados com a vida académica, pesquisa e extensão da Universidade. Clique aqui

Boletim Informativo da UEM


Edição 65 - Outubro de 2012

Boletim Televisivo da UEM

Edição 8

Repositório SABER


Produção científica moçambicana de acesso livre

Difusão de Notícias

Notícias da UEM

Ferramentas Pedagógicas

SME Toolkit