Skip to content
Home
UEM em reflexão Científica PDF Imprimir e-mail

A Universidade Eduardo Mondlane realizou hoje (12 de Dezembro de 2011) uma Oficina de reflexão sobre a Investigação Científica. O evento, que juntou docentes de diversas áreas de conhecimento científico e tecnológico, tinha como objectivo analisar e discutir as perspectivas de investigação na UEM. Serviu ainda para a preparação do VII Seminário de Investigação a realizar-se em Setembro de 2012.

Falando na abertura do encontro, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, apelou à participação activa dos docentes na oficina, pois são eles que garantem a continuidade de uma investigação que contribui da melhor forma para o desenvolvimento do País.
Por seu turno, o Director científico, Prof. Doutor Firmino Mucavele, disse que o contexto actual da investigação científica na UEM caracteriza-se por um ambiente favorável e exigente, no que diz respeito a questões de capacitação interna e à demanda externa das actividades e resultados de investigação.
Acrescentou que no contexto interno, a UEM tem uma vantagem muito significativa pelo facto de ser a instituição de ensino superior que fornece a maior massa crítica do país, formada em variadas áreas de conhecimento científico e com as mais altas qualificações académicas, com o nível de Doutor e categoria profissional de Professor Catedrático, para além de assessorar em várias áreas desde as instituições públicas e privadas.
Ainda de acordo com Prof. Mucavele, para se chegar ao melhoramento da investigação e da Extensão na UEM, a primeira acção consiste em promover a política de investigação.
“Um dos grandes desafios da investigação na UEM é a publição e disseminação dos resultados da investigação. É necessário criar uma base de dados da UEM para melhor gerir e disseminar a investigação feita”, disse Prof. Mucavele.
Durante a reflexão foram debatidos os seguintes temas: Investigação Científica na UEM; Papel da Extensão na Dinamização da Investigação Científica e Seminários de Investigação na UEM.
 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Distribuição de Candidatos por Salas de Exames

Já está disponivel a lista de distribuição de candidatos por salas de exames. A mesma pode ser acessada clicando aqui.

 

50 anos de Ensino Superior

Repositório de documentos

UEM nas redes sociais

Siga-nos no Twitter

Regulamento Pedagógico

Novo Regulamento Pedagógico da UEM aqui .

Aceda seu email

Barometro da UEM

“espaço” de diálogo através do qual a UEM e sua comunidade discute todos os aspectos relacionados com a vida académica, pesquisa e extensão da Universidade. Clique aqui

Boletim Informativo da UEM


Edição 65 - Outubro de 2012

Boletim Televisivo da UEM

Edição 8

Biblioteca Central

Consulte as revistas electrónicas disponíveis na UEM. Clique aqui.

Repositório SABER


Produção científica moçambicana de acesso livre

Difusão de Notícias

Notícias da UEM

Ferramentas Pedagógicas

SME Toolkit