Skip to content
Home
Atitude proactiva importante para conquistar espaço PDF Imprimir e-mail

O Secretário Permanente do Ministério de Planificação e Desenvolvimento e docente da Universidade Eduardo Mondlane, Dr. Salimo Cripton Valá, exortou há dias os estudantes da Escola Superior de Desenvolvimento Rural de Vilanculos (ESUDER), da UEM, a se empenharem profundamente na busca de conhecimentos, pois, segundo ele, só assim estarão preparados para conquistar espaço no mercado de trabalho.

Falando em oração de sapiência, intitulada Políticas e Estratégias de Desenvolvimento Rural em Moçambique, na abertura oficial do ano lectivo na ESUDER, no dia 23 de Março, apelou à atitudes proactivas, espírito de trabalho em equipa e paciência para o alcance dos objectivos.
O tema, segundo o orador, teve como objectivo partilhar com os participantes a visão, a situação actual do desenvolvimento rural (processo e implementação), apresentar as oportunidades que se abrem aos jovens empreendedores e graduados assim como apresentar os paradigmas para a acção, “de modo a que eles possam ser graduados promissores, numa situação em que o país apresenta ainda um quadro preocupante no que se refere ao desenvolvimento rural, dado que a pobreza rural ainda é significativa”, disse.
Falou ainda da elevada taxa de desemprego, das desigualdades sociais, assimetrias regionais, deficiente planeamento e ordenamento territorial, insuficiente qualidade e quantidade de serviços básicos, fraca rede de infra-estruturas (sociais e económicas), baixo nível de capital humano, reduzida produtividade e formação técnico-profissional, fraca investigação e reduzido uso dos resultados obtidos pela ciência na produção, débil sector privado nos distritos (micro, pequenas e médias empresas) e reduzido número de empreendedores bem-sucedidos, dentre outros.
Segundo a representante do Magnífico Reitor, Prof. Dra. Engª. Maida Khan, Directora Pedagógica da UEM, a escolha deste tema para abertura na ESUDER revela o comprometimento da instituição na formação de profissionais capazes de valorizar as suas origens e valores culturais, e de se sentirem comprometidos em contribuir para o desenvolvimento de Moçambique, ao terem escolhido os cursos leccionados naquela escola.
“É igualmente por isso que levamos continuamente acabo as reformas curriculares, com o objectivo de formar com qualidade, formar para um país onde o PIB é ainda baixo, e onde a contribuição do sector da agricultura ainda está aquém do desejado”, sublinhou a representante.
Prometeu que a UEM irá se empenhar no sentido de melhorar as condições de ensino- aprendizagem onde estas são precárias, sem pôr de lado o melhoramento de onde já estão melhor estabelecidas.
De acordo com o Administrador do distrito, que participou no evento, o estabelecimento da ESUDER em Vilanculos catapultou em grande medida o crescimento da economia e abriu novos horizontes para os jovens e funcionários no acesso ao ensino superior, contribuindo massivamente para o desenvolvimento do país em geral e do distrito de Vilanculos em particular.
Por sua vez, os estudantes da ESUDER, representados pelo seu Presidente do Núcleo, afirmaram estar cientes da árdua tarefa que se lhes espera. “Para melhor respondermos aos desafios do país, procuramos aprender da melhor forma, para descobrir soluções inovadoras e eficazes para melhorar a produção, sem descurar as recomendações necessárias para evitar o esgotamento do solo.
Para além da direcção da Escola, membros do Corpo Técnico Administrativo, Docentes e estudantes, a cerimónia contou também com a presença de representantes do Governo Provincial, Directora Distrital de Educação bem como o Presidente do Município de Vilankulo.
A ESUDER é uma escola com apenas 4 (quatro) anos de existência e conta com cerca de 1300 estudantes, distribuídos pelos 6 (seis) cursos ministrados, nomeadamente Produção agrícola, Agro processamento, Economia agrária, Produção animal, Engenharia rural e Comunicação rural.
 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Distribuição de Candidatos por Salas de Exames

Já está disponivel a lista de distribuição de candidatos por salas de exames. A mesma pode ser acessada clicando aqui.

 

50 anos de Ensino Superior

Repositório de documentos

UEM nas redes sociais

Siga-nos no Twitter

Regulamento Pedagógico

Novo Regulamento Pedagógico da UEM aqui .

Aceda seu email

Barometro da UEM

“espaço” de diálogo através do qual a UEM e sua comunidade discute todos os aspectos relacionados com a vida académica, pesquisa e extensão da Universidade. Clique aqui

Boletim Informativo da UEM


Edição 65 - Outubro de 2012

Boletim Televisivo da UEM

Edição 8

Biblioteca Central

Consulte as revistas electrónicas disponíveis na UEM. Clique aqui.

Repositório SABER


Produção científica moçambicana de acesso livre

Difusão de Notícias

Notícias da UEM

Ferramentas Pedagógicas

SME Toolkit