|

O Centro de Coordenação dos Assuntos do Género (CeCAGe) da Universidade Eduardo Mondlane realiza desde hoje (15) até dia 25 de Maio corrente a 2ª Edição do Curso sobre Planificação e Orçamentação na Óptica do Género, destinado aos Gestores, Directores, Coordenadores e Oficiais de Programa/Projectos, Técnicos de Planificação e Orçamentistas, provenientes do Sector Público, incluindo Municípios, das Organizações da Sociedade Civil, Organizações Internacionais, de Moçambique e dos países da CPLP.
O curso, que conta também com a participação de estudantes, docentes e membros do Corpo Técnico Administrativo da UEM, tem como objectivo munir os formandos de instrumentos que os permitam incorporar os indicadores de género em todo o processo de planificação.
Falando na cerimónia de abertura, o Vice-Reitor para Administração e Recursos da UEM, Prof. Doutor Ângelo Macuácua, apelou aos participantes para maior proveito no curso, por forma a adquirirem ferramentas necessárias para adopção de orçamentos sensíveis aos assuntos de Género.
“O sucesso que esta formação vai ter não se vai medir apenas pela simples aquisição de competências e conhecimentos pelos seus participantes, mas sim pela capacidade que vão ter de implementar os conceitos e as ferramentas, para que nas organizações de que são oriundos possam implementar essas práticas de planificação, nas várias etapas de planificação”, disse.
Por seu turno, a Directora do CeCAGe, Drª. Generosa Cossa, disse que a Planificação e Orçamentação na Óptica do Género é uma metodologia incentivada pela ONU Mulheres, por considerar que esta proporciona instrumentos de análise sensíveis às condições sociais, culturais e económicas das comunidades, que facilitam incorporar na planificação participativa os indicadores de género em todo o processo de planificação, incluindo a monitoria e avaliação, “o que pode assegurar maior sucesso aos projectos de desenvolvimento social e económico”.
Segundo a directora do CeCAGe, o envolvimento da UEM neste programa das Nações Unidas responde também ao Plano Quinquenal do Governo de Moçambique 2010-2014, que estabelece a necessidade de se adoptar a Planificação e a Orçamentação na Óptica do Género nas instituições do Estado e da sociedade civil.
“A nossa esperança é que façamos destes dez dias de interacção um momento de debate e consolidação do nosso conhecimento sobre a Planificação e Orçamentação na Óptica de Género, e por essa via encontremos os caminhos que nos permitam implementar da melhor maneira as actividades conducentes à igualdade de género prevista na Constituição da República de Moçambique”, disse.
Presente na cerimónia de abertura, a representante da ONU Mulher em Moçambique, Drª Adélia Branco, disse que a realização da segunda edição do curso é uma demonstração inequívoca do compromisso da UEM em relação a sua contribuição imediata para responder às necessidades de conhecimento e habilidades do país, no caso vertente em matéria de igualdade do género e o empoderamento da mulher.
O curso conta com facilitadores da ONU Mulheres, UEM, Instituto Superior de Administração Pública (ISAP), Ministério de Planificação e da FLASCO (Argentina). |