Skip to content
Home
Faculdade de Direito assinala 38 anos de sua existência PDF Imprimir e-mail

A Faculdade de direito da Universidade Eduardo Mondlane comemora hoje trinta e oito anos da sua existência. Para a celebração da data estão em curso diversas actividades envolvendo estudantes, docentes e Corpo Técnico Administrativo.

Falando na abertura de uma palestra sobre os trinta e oito anos da Faculdade, cujo lema foi “Em busca de uma participação plena e igualdade da pessoa portadora de deficiência no contexto dos direitos humanos”, Dimande falou dos passos até aqui percorridos, desde a sua fundação, em 1974. Disse que a abertura tardia daquela faculdade deveu-se ao facto de o regime colonial, na altura, não estar interessado na criação e formação de uma comunidade de juristas que pudessem questionar o regime.
Nos primórdios de sua criação, a Faculdade de Direito graduava uma media de 4 estudantes por ano mas que hoje o número se situa em cerca de 160 estudantes por ano. Em 2002, a faculdade introduziu os cursos de Mestrado e em 2008, cursos de doutoramento.
A escolha do lema para as celebrações da data tem em vista incutir nos graduados a consciencialização sobre os direitos humanos na futura vida profissional destes como Juízes, advogados ou consultores, para a necessidade de observância sempre dos direitos fundamentais do homem.
Armando Dimande adiantou que a Faculdade de Direito já graduou cerca de 1982 estudantes ao longo dos 38 anos de sua existência. Este número “limitado”, segundo ele, deve-se ao facto desta ter encerrado em 1983 e só reaberto em 1987.
Anunciou ainda que em Agosto deste ano a faculdade vai dar inicio a dois cursos de mestrado, sendo um em Direitos Sociais e outro em Direitos Humanos, este último, em colaboração com o centro de direitos humanos da Universidade de Pretoria, África do Sul.
E porque a celebração dos trinta e oito anos da Faculdade de Direito coincide com o primeiro dia de aulas referente ao segundo semestre, Prof. Dimande aproveitou o momento para anunciar as actividades que vão marcar o segundo semestre e fazer o balanço do primeiro. Sobre o primeiro semestre destacou a visita do reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Prof. Doutor, Orlando Quilambo, onde foram deixadas algumas orientações e recomendações cujo destaque vai para a melhoria da interacção entre os estudantes e docentes com vista a melhoria da qualidade de ensino.
A faculdade de Direito tem cerca de 1127 estudantes, estando na sua maioria a frequentar cursos de graduação e outros nos cursos de pós-graduação e doutoramento. Os cursos de graduação são todos leccionados por docentes moçambicanos. Leccionam cursos de pós-graduação e doutoramento, para além de moçambicanos, docentes americanos, macaenses e belgas.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Distribuição de Candidatos por Salas de Exames

Já está disponivel a lista de distribuição de candidatos por salas de exames. A mesma pode ser acessada clicando aqui.

 

50 anos de Ensino Superior

Repositório de documentos

UEM nas redes sociais

Siga-nos no Twitter

Regulamento Pedagógico

Novo Regulamento Pedagógico da UEM aqui .

Aceda seu email

Barometro da UEM

“espaço” de diálogo através do qual a UEM e sua comunidade discute todos os aspectos relacionados com a vida académica, pesquisa e extensão da Universidade. Clique aqui

Boletim Informativo da UEM


Edição 65 - Outubro de 2012

Boletim Televisivo da UEM

Edição 8

Biblioteca Central

Consulte as revistas electrónicas disponíveis na UEM. Clique aqui.

Repositório SABER


Produção científica moçambicana de acesso livre

Difusão de Notícias

Notícias da UEM

Ferramentas Pedagógicas

SME Toolkit