|
Investigadores discutem em Maputo promoção de pequenas e médias empresas |
|
|
|
|
Decorre desde hoje em Maputo a VII Conferência Regional das Universidades da África Oriental sobre engenharias na promoção de pequenas e medias empresas.
O encontro é co-organizado pela Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique, a Universidade de Makerere, do Uganda e a Universidade de Dar-es-Salam, da República Unida da Tanzânia. A conferência junta investigadores das faculdades de Engenharia e Tecnologias destas instituições e subordina-se ao lema “Aplicação da Engenharia e Tecnologia na Promoção de Pequenas e Média Empresas”.
Para o reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Prof. Doutor Orlando Quilambo, espera-se que este programa tenha um efeito multiplicador no desenvolvimento dos países envolvidos e que as investigações científicas contribuam para o bem comum das sociedades.
O reitor acrescentou que a qualidade de vida de hoje é fruto das inovações científicas nas áreas das engenharias e tecnologias realizadas anteriormente. Quanto a ele, o evento vai permitir a troca de experiência de temas específicos na cooperação entre estas instituições.
Prof. Quilambo disse ainda que o mundo está indissociavelmente ligado a inovações científicas e que para os países em via de desenvolvimento a área das engenharias, por exemplo, representa um papel relevante para o melhoramento das construções.
Um dos objectivos deste evento é incentivar as universidades a estimular, catalisar e promover o desenvolvimento de agregados de inovação, em Moçambique, para facilitar o rápido desenvolvimento socioeconómico e consequente redução da pobreza no país.
Segundo o Ministro da Ciências e Tecnologias, Venâncio Massingue, as pequenas e médias empresas necessitam de capacitação em diversas áreas, desde as práticas básicas de negócios, exploração de pesquisas e desenvolvimento de inovação para ao crescimento dos seus negócios.
Disse esperar que os resultados de investigações científicas sejam institucionalizados e que devem contribuir para a implementação da estratégia nacional de desenvolvimento industrial.
Na conferência de Maputo serão apresentadas 38 comunicações científicas resultantes de actividades de cooperação entre estas instituições e 18 comunicações sobre agregados de inovação.
O evento resulta da cooperação entre estas instituições de ensino superior e tem lugar no contexto da implementação do Programa dos Agregados de Inovação financiado pelo Fundo Nacional de Investigação. |