Skip to content
Home seta Anúncios e Eventos seta Faculdade de Direito gradua 47 estudantes na Beira
Faculdade de Direito gradua 47 estudantes na Beira PDF Imprimir e-mail

A Universidade Eduardo Mondlane graduou no último sábado (15 de Dezembro) 47 estudantes da extinta delegação da Faculdade de Direito na Cidade da Beira. Trata-se de estudantes que ingressaram na delegação, mas que após a sua extinção passaram a frequentar aulas na Universidade Zambeze (Unizambeze).
Estes juntam-se aos 57 licenciados em Direito que a 09 de Novembro receberam diplomas na segunda graduação da UEM em Maputo, no ano de 2012.

Falando na cerimónia, o governador da Província de Sofala, Félix Paulo, manifestou sua satisfação e afirmou que os graduados irão reforçar o número de quadros qualificados nos vários locais de actividades daquela parcela do país, sobretudo nos distritos.
Disse o governante ser imperativo do país dispor de recursos humanos qualificados e competentes, para que possa competir na economia regional e global e prosseguir a sua caminhada rumo ao progresso e bem-estar do povo moçambicano. “Neste imperativo, as universidades têm um papel imprescindível como espaço de conhecimento e de inovação”, afirmou.
Acrescentou que a educação desempenha um papel importante enquanto factor de integração do indivíduo no meio social, conferindo-lhe capacidades, habilidades e competências para intervir em seu benefício próprio, da família e da sociedade em geral.
Dirigindo-se aos graduados, disse que o Governo conta com o conhecimento de cada um na solução dos problemas de desenvolvimento do país, em geral, e da Província de Sofala, em particular, contribuindo para a redução da pobreza.
“Exortamos-vos para que não espereis somente por concursos públicos do Estado e do Sector Privado para vos empregardes, mas devereis também procurar desenvolver o auto-emprego pela via do empreendedorismo, recorrendo à iniciativa própria e aos vários pacotes de financiamento disponíveis ao nível do nosso Governo. Aos graduados que já são funcionários do Estado ou no sector privado ou ainda por conta própria, esperamos de vós o aumento da produção e da produtividade e, sobretudo, o exemplo de cultura de trabalho e de auto-estima nesta luta sem tréguas contra a pobreza” apelou o Governador.
Por seu turno, o director da Faculdade de Direito, Prof. Doutor Armando Dimande, que representou o Magnífico Reitor na cerimónia, afirmou que a Universidade Eduardo Mondlane congratula-se pelo facto de continuar a colocar graduados que são mais-valia num mercado cada vez mais global e competitivo.
“Queremos continuar a valorizar o nome do nosso patrono, Eduardo Mondlane, ao formarmos quadros competentes nas diversas esferas da vida e que sirvam de pilar para o desenvolvimento humano sustentável que o país tanto almeja”, disse Prof. Dimande, acrescentando que a UEM, no âmbito da sua missão, como academia, reitera que sempre “continuará a pautar pela excelência nas suas actividades de ensino, pesquisa científica e extensão, pois é sua convicção que só na base da articulação destas três vertentes da vida de uma universidade se poderão encontrar consensos na diferença e sistematizar conhecimento para o consumo nacional e internacional, contribuindo desta forma para o desenvolvimento da pátria amada”.
Em mensagem apresentada na ocasião, os graduados manifestaram-se preparados e prontos para dar seu contributo na consolidação de um Estado democrático e de justiça social, “para que no futuro Moçambique possa ser referência regional e internacional de uma cultura de Direito que verdadeiramente sirva os anseios do seu povo. Estamos firmes para colocar o nosso saber ao serviço do povo moçambicano, com humildade e respeito que o mesmo merece”.
Durante a cerimónia foram premiados os melhores estudantes, Aurélio Cumbane e Célio Gabriel, que se destacaram durante o percurso de formação na Universidade. Este momento contou com a parceria dos Hotéis Sena e Moçambicano, que ofereceram cada um uma noite numa suite.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Distribuição de Candidatos por Salas de Exames

Já está disponivel a lista de distribuição de candidatos por salas de exames. A mesma pode ser acessada clicando aqui.

 

50 anos de Ensino Superior

Repositório de documentos

UEM nas redes sociais

Siga-nos no Twitter

Regulamento Pedagógico

Novo Regulamento Pedagógico da UEM aqui .

Aceda seu email

Barometro da UEM

“espaço” de diálogo através do qual a UEM e sua comunidade discute todos os aspectos relacionados com a vida académica, pesquisa e extensão da Universidade. Clique aqui

Boletim Informativo da UEM


Edição 65 - Outubro de 2012

Boletim Televisivo da UEM

Edição 8

Repositório SABER


Produção científica moçambicana de acesso livre

Difusão de Notícias

Notícias da UEM

Ferramentas Pedagógicas

SME Toolkit