1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Faculdades e Escolas

Chamada para submissão de artigos científicos sobre COVID-19

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em Janeiro de 2020 emergência de saúde pública internacional a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Em Março deste mesmo ano, a OMS declarava esta mesma doença uma pandemia face aos seus impactos e à disseminação geográfica extraordinariamente rápida, o que constitui preocupação e demanda por uma resposta global.

A COVID-19 tem efeitos sérios na saúde pública e na economia dos países. Com isso, docentes e investigadores, de forma individual ou colectiva a nível mundial e em Moçambique em particular, estão activos em busca de compreender e dar soluções para esta pandemia; estudos estes que necessitam ser documentados e disseminados de forma estruturada.

Nestes termos, a Unidade Editorial da Revista Científica da UEM (RC-UEM) está a preparar uma Edição Especial sobre COVID-19 para divulgar e partilhar resultados de pesquisas e relatos de experiências em diferentes contextos, tais como a vertente clínica, impactos relacionados com a saúde pública, sistemas de ensino, aspectos socioeconómicos, tecnológicos, antropológicos, ambientais, legais, éticos, entre outros, a nível mundial, regional e nacional.

Durante à fase da Pandemia, os artigos serão publicados online, em fluxo contínuo, no site da RC-UEM como Pré-Prints (mínimo de revisão do texto) para que estes estejam rapidamente disponíveis. No entanto, após a Pandemia, os autores poderão enriquecer os seus artigos para que possam ser submetidos a um processo mais estruturado de revisão por pares para a sua publicação definitiva.

As contribuições podem ser de duas formas:

  1. Artigos curtos de revisão ou de reflexão: entre 3000 - 6000 palavras, o resumo com o máximo de 250 palavras e com cinco palavras-chave. Os artigos podem ser escritos na Língua Portuguesa ou Inglesa. No entanto, quer estes sejam em qualquer uma destas duas línguas, o título, o resumo e as palavras-chave devem estar nas duas línguas. As citações e lista de referências obedecem as normas da RC-UEM e as poucas notas de rodapé devem ser apresentadas na parte final do artigo depois da lista de referências.
  2. Artigos científicos com dados de investigação original estes devem ser mais estruturados, com apresentação da contextualização, fundamentação teórica, descrição da metodologia, resultados, discussão e conclusões. Igualmente, os artigos podem ser escritos na Língua Portuguesa ou Inglesa, entretanto, com o título, resumo e palavras-chave nas duas línguas. Devem ter um número máximo de 30 páginas e a estrutura, citações e referências obedecem as normas gerais da RC-UEM.

Para a preparação dos manuscritos consulte o texto “Instruções aos Autores” no endereço www.revistacientifica.uem.mz ou entre em contacto com a Editora-Chefe da Revista Científica da UEM através do endereço  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Clique aqui para ver o cartaz

 

Maputo, 26 de Maio de 2020.

A pandemia de COVID-19 e o Ensino Superior na SADC - O que está a fazer a SARUA

sarua-covid-19

A crise da COVID-19 tem um profundo impacto no ensino superior em todo o mundo e na região da SADC. As instituições de ensino superior devem desenvolver estratégias eficazes de apoio aos estudantes através do ensino à distancia. Para além dos requisitos técnicos de sistemas de gestão de aprendizagem e as abordagens para facilitar e apoiar o ensino online, os membros do quadro académico e os estudantes devem enfrentar os desafios cognitivos críticos de se relacionarem com o ambiente em linha. Além disso, as universidades devem desenvolver ambientes eficazes para apoiar a colaboração em linha. Poucas universidades na SADC estão equipadas para lidar com estes desafios.

Num blogue recente do Banco Mundial sobre a Educação para o Desenvolvimento Global, Roberta Bassett e Nina Arnhold fizeram a seguinte observação: Hoje em dia no mundo, 99% de todos os estudantes formalmente matriculados no ensino terciário encontram-se afectados. Com efeito, estes estudantes estão a fazer parte de uma experiência global, onde uma grande variedade de modalidades está a ser experimentada (com diferentes níveis de eficácia e qualidade) para a prestação continuada do seu ensino superior.
Constam três dimensões de desigualdade no quadro desta experiência, a saber:

  1. a perturbação da vida dos estudantes, particularmente os estudantes de grupos económicos mais baixos, para quem o campus é a sua casa;
  2. o fosso digital, que desafia suposições generalizadas de que o ensino superior é facilmente adaptável a aprendizagem online; e
  3. o efeito da pandemia sobre as taxas de abandono escolar (https://blogs.worldbank.org/education/covid-19s-immense-impact-equity-tertiary-education).

A exclusão digital tem uma importância particular para os países da SADC. Alguns países da SADC têm baixos níveis de conectividade digital, sobretudo nas zonas peri-urbanas e rurais, os custos de dados são elevados, e muitos alunos não dispõem de competências digitais necessárias para o ensino de forma digital.

O que é que a SARUA está a fazer para assistir os membros da sua rede? A SARUA está a implementar:

  1. Séries de webinars sobre a Divisão Digital: A partir do fim de Maio, SARUA vai apresentar uma série de webinars sobre a exclusão digital. Convidamos os líderes de ensino superior da rede para indicar o seu interesse em contribuir para os webinars.
  2. Séries de webinars sobre as ferramentas de tecnologia que apoiam a aprendizagem e a colaboração remota: A partir de Maio, a SARUA vai apresentar uma série de webinars sobre soluções tecnológicas para vídeo-conferências e colaboração digital.
  3. Recursos para o pessoal de apoio na prestação e facilitação da aprendizagem remota: O site da SARUA vai ter uma secção de recursos para a educação online.
  4. Desenvolvimento de um ambiente académico digital. A SARUA está numa fase muito avançada no desenvolvimento de um conjunto abrangente de soluções de tecnologia para proporcionar um ambiente académico digital integrado. Depois de desenvolver este ambiente, a SARUA irá apoiar os membros da sua rede a desenvolver os seus ambientes académicos digitais.

Em conclusão, a SARUA reconhece que o ensino superior na SADC encontra-se num ponto de viragem. Vamos trabalhar com os membros da nossa rede para discutir e abordar os desafios que enfrentamos no desenvolvimento de abordagens adequadas à colaboração, interligação e aprendizagem digital. Os projectos que esbocei nesta comunicação marcam o início da nossa jornada.

Veja também:

A pandemia de COVID-19 e o Ensino Superior na SADC - O que está a fazer a SARUA?
The COVID-19 Pandemic and Higher Education in the SADC – What is SARUA Doing?

Plataformas online

Como soluções à interrupção de aulas presenciais, a Universidade Eduardo Mondlane adopta o uso de plataformas on-line para assegurar o decurso das actividades lectivas, conforme os links abaixo:

Links para as plataformas tecnológicas

Moodle
Whatsapp
Skype
Google Aulas
Colibri
Biblioteca
Acções da Tmcel em resposta ao COVID-19 em Moçambique

 

Tutoriais das plataformas tecnológicas

Moodle para Docentes 
Moodle para Estudantes
Google Aulas
Zoom

 

Serviço de Helpdesk

 Serviço de Helpdesk para apoio no uso das ferramentas tecnológicas:

1. Help Desk Pedagógico

Contactos:

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Skype: ajudapedagogica.covid19

Membros da equipa

  • Profª Lina do Rosário: 84 33 22 375
  • Mestre Atalvina Uate: 84 33 22 372
  • Mestre Natividade Mendonça: 84 33 22 373

2. Help Desk Técnico

Contactos:

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  ou  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Skype: ajudapedagogica.covid19

Membros da equipa

  • Prof. Castelo Maluleque: 84 33 22 378
  • Eng. Agnaldo Massango: 84 33 22 376
  • dr. Claudino Dias: 87 17 16 000
  • dr. Geraldo Mala : 87 17 16 000

Direcção dos Serviços de Documentação

AVISO

Pedido de Cópia de Documentos

Durante a vigência das medidas de prevenção da Pandemia do Coronavírus (COVID-19), a Biblioteca Central Brazão Mazula deve garantir o funcionamento dos serviços mínimos de Biblioteca, disponibilizando cópia de documentos.

Situam-se nesta categoria de documentos, os artigos de revistas (ou publicações periódicas) e partes de livros (capítulo) existentes nos acervos da Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Eduardo Mondlane, através do Catálogo Electrónico da Biblioteca Central (www.dsd.uem, no Menu Catálogo Online), que serão reproduzidos pela Biblioteca Central, numa estrita observância dos direitos de autor.

O pedido de cópia de documentos poderá ser efectuado por qualquer membro da comunidade académica da Universidade Eduardo Mondlane, através do seguinte correio electrónico (e-mail): Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Para efectuar um pedido de cópia de documentos por e-mail, o leitor deverá:

  1. Enviar um e-mail para o endereço: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , com assunto pedido de cópia de documentos;
  2. Dados identificativos do documento: 

• Título completo do artigo/capítulo do livro;

• Autor(es) do artigo ou capítulo;

• Título completo da publicação (revista ou livro);

• Ano de publicação;

• Volume e número da publicação periódica;

• Páginas (inicial e final) do artigo ou capítulo do livro;

3. Dados identificativos do leitor/solicitante:

• Nome completo;
• E-mail;
• Nome da unidade académica/orgânica da UEM;
• Finalidade.

A reposta aos pedidos de cópia de documentos é sempre enviada por correio eletrónico (e-mail), sendo os documentos digitalizados e enviados em formato pdf.


Maputo, 27 de Março de 2020

A Biblioteca Central

Subcategorias

kamagra php shell download php bypass shell  Kamagra jel php shell indir php bypass shell shell indir farmasi katalogkurumsal web tasarım1xbetsex hikayeleri evden eve nakliyat jigolo caddecilingir elektrikciii jigolo ajansi evden eve nakliyat jigolo ajansi jigolokamagra jelkamagrashort haircuts for black womenpendik escorttempobettempobettempobettempobettempobettempobettempobetkamagra