1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Faculdades e Escolas

II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação: A Avaliação, Qualidade e Inclusão na Educação

Maputo, 26 e 27 de Setembro de 2019

Para o ano 2019, o II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação está marcado para os dias 26 e 27 de Setembro, sob o tema “Avaliação, Qualidade e Inclusão na Educação”. Com efeito, diante do aparente descrédito em relação à força transformadora da Educação, relegada ao segundo e mesmo ao terceiro plano na definição das políticas de desenvolvimento e de investimento, por um lado, e a adopção de uma nova visão da UEM voltada para Investigação por outro lado, a FACED propôs-se discutir, de uma forma aberta, a contribuição da Avaliação para a Qualidade e Inclusão na Educação. Questões como as que se seguem serão objecto de debate:

  • Qual é o contributo da avaliação para a qualidade e inclusão na educação?
  • É possível haver qualidade e inclusão na educação sem avaliação?
  • Quais as possíveis interfaces entre a avaliação, a inclusão e a qualidade na educação?

Objectivos

Constituem objectivos do II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação os seguintes:

  1. Discutir a contribuição da avaliação para a qualidade e inclusão na educação;
  2. Elucidar sobre as possíveis interfaces entre a avaliação, a inclusão e a qualidade na educação;
  3. Divulgar os resultados das pesquisas em curso ou concluídas no país no âmbito da avaliação educacional;
  4. Constituir um espaço de reflexão sistemática das problemáticas educacionais nacionais;
  5. Promover um ambiente académico mais dinâmico assente na investigação;
  6. Promover a interacção da comunidade académica da FACED com outros actores relevantes;
  7. Inserir os estudantes num ambiente de reflexão académica;
  8. Posicionar a FACED como importante actor na reflexão sobre questões educacionais.

Eixos temáticos

Constituem eixos temáticos do II ENPE os seguintes:

  1. Avaliação e Educação em contextos Não-formais;
  2. Currículo e Reformas educacionais;
  3. Educação Profissional, Desenvolvimento e Meio Ambiente;
  4. Ensino Superior e Inovação;
  5. Epistemologia e Fundamentos de educação;
  6. 6. Formação de professores, Trabalho docente e Tecnologias na educação;
  7. 7. Inclusão, Equidade e Aprendizagem;
  8. 8. Política, Gestão e Organização da Educação.

Público - Alvo

O público para o evento é constituído por: Pesquisadores, docentes, estudantes de Graduação e Pós-graduação, técnicos pedagógicos e os demais interessados.

Local da realização

Complexo Pedagógico I, Anfiteatro 2502, Campus Universitário da Universidade Eduardo Mondlane, Cidade de Maputo.

Normas gerais para a apresentação das propostas

Podem participar no evento todos os interessados com ou sem comunicação.

Participantes com comunicação

Instruções para a preparação de resumos

  • Os resumos devem ser elaborados com a organização textual seguinte: espaçamento simples entre linhas, tipo de letra Times New Roman, tamanho 12 com um máximo de 300 palavras, com 4 a 5 palavras-chave.
  • O resumo deve conter o título em letras maísculas.
  • O título deve expressar exactamente o conteúdo do resumo sendo limitado ao máximo de 15 palavras.
  • Abaixo do título deve ser indicada a lista dos autores e as respectivas afiliações institucionais.
  • Os nomes do autor e dos co-autores devem incluir as iniciais do nome próprio e o apelido por extenso, sem incluir os títulos académicos. Havendo mais de um autor, estes devem ser separados por ponto e vírgula; antes do último autor incluir “&”.
  • O autor que irá apresentar a comunicação deverá ser indicado com um asterisco (*).
  • O corpo do resumo deve ser estruturado em: Introdução, Objectivos, Materiais e Métodos, Resultados e Discussão, Referências bibliográficas, apresentados num parágrafo.
  • Não são permitidas abreviaturas, figuras, tabelas nem fotos.

Textos completos das comunicações 

Língua

Os resumos e os textos completos podem ser apresentados em Português ou em Inglês.

Normalização bibliográfica

Favor consultar e seguir as normas que constam do seguinte endereço: http://www.revistacientifica.uem.mz/index.php/rcce/about/submissions#authorGuidelines a partir do no 5

Metodologia

Para apresentação da comunicação nas sessões paralelas, cada expositor terá 10 (dez) minutos de apresentação mais 15 (quinze) para interagir com os presentes.

Participantes como ouvintes

Os interessados em participar como ouvintes podem fazer a sua inscrição entre os dias 01 de Julho e 31 de Agosto de de 2019

Inscrição

  • Gratuita para estudantes e para participantes com comunicações
  • 250,00 Mts para participantes sem comunicação e todos funcionários internos da UEM
  • 500,00 Mts para docentes e funcionários externos a UEM
  • O valor deve ser depositado na conta do BIM: 56344488 UEM-FACED

Para mais informações contacte a Comissão Científica da FACED cita no Edifício da FACED, Campus Universitário Principal, Av. Julius Nyerere ou através do E-mail acima referido

kamagra php shell download php bypass shell bedava jigolo jigolo kirala jigolo sitesi olgun bayanlar jigolo sitesi jigolo olmak istiyorum jigolo ilanı