Centro de Estudos Africanos
Faculdade de Engenharia lança Mestrado em Engenharia de Petróleo
A Faculdade de Engenharias da UEM lançou oficialmente ontem, 20 de Fevereiro, o mestrado em Engenharia de Petróleo, numa primeira fase composta por uma única turma de 22 estudantes. O mestrado responde de forma vincada a um dos maiores desafios nacionais do sector de petróleo e gás natural e resulta de uma parceria entre o sector privado e academia.
No fundo, o objectivo é capacitar moçambicanos para que estes possam aceder ao mercado de trabalho do sector petrolífero que, nos dias que correm, se afigura de enorme importância para o crescimento económico do país.
Segundo a Vice-reitora académica, Prof. Doutora Ana Mondjana, este plano de formação de geocientistas visa, entre outros, preparar a UEM para continuar a liderar como tem feito nos últimos 52 anos, a formação de moçambicanos em diferentes áreas do saber como profissionais e como investigadores, baseados em conhecimentos sólidos adquiridos ao longo de uma formação que se pretende apropriada e em consonância com os padrões nacionais.
A parceria entre a UEM e Anadarko para formação de moçambicanos prolonga-se até 2016. Mas a Vice-reitora académica recordou aos presentes que a UEM sempre teve nos seus planos a implementação deste curso mas que faltavam meios. Acrescentou que a parceria entre o sector privado e a academia pode contribuir para o sonho de muitos moçambicanos.
Mondjana disse que o lançamento deste mestrado decorre num momento particularmente importante para o país, com a realização de eleições a 15 de Outubro próximo. Neste contexto, exortou a toda a comunidade universitária com idade de votar para tomarem parte do escrutínio.
Wilsom Gujamo, falando em representação dos estudantes disse que o curso representa um gigantesco desafio, mas ao mesmo tempo a concretização de um sonho. Afirmou que o objectivo maior para cada um dos 22 estudantes que integram a primeira turma é de contribuir para o desenvolvimento do país. “Agiremos como motivadores de outros grupos vindouros", disse.
Enquanto isso, Jhon Pefer, Presidente da Anadarko Moçambique Área 1, admitiu ser uma enorme satisfação para a empresa que dirige, contribuir no desenvolvimento do país com a formação de mais moçambicanos numa área particularmente importante.
Refira-se que o curso de mestrado em Engenharia de Petróleo iniciou a 29 de Abril de 2013 onde teve inicio o ano propedêutico com 25 estudantes. O curso vai decorrer com envolvimento progressivo de docentes moçambicanos.