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Centro de Estudos Africanos

TRANSFERÊNCIA

O Artigo 1, nr. 1 do Regulamento Pedagógico diz que o ingresso na Universidade Eduardo Mondlane está condicionada à prestação de provas de exame de admissão. São excepções os casos de:

1. Iindivíduos abrangidos por acordos internacionais que os isentam dos exames de admissão e outras formas previstas na lei (Artigo 2) ;
2. Indivíduos que tenham frequentado ou se encontram a frequentar instituições do ensino superior (Artigo 3). O ponto 2 é tratado com base no Despacho 018/RT/91, o qual estabelece as regras básicas a aplicar. O calendário académico estabelece o período para a submissão dos pedidos de isenção de exame de admissão – geralmente entre Setembro de Outubro.

A Direcção Pedagógica é o órgão que, na Universidade Eduardo Mondlane, se responsabiliza pela organização e coordenação do processo de admissões, quer por via de exames de admissão, quer por via de transferência.

Organização da UEM

 A Universidade Eduardo Mondlane é uma instituição pública de âmbito nacional e a mais antiga instituição de ensino superior em Moçambique. Foi fundada a 1 de Maio de 1976, altura em que o Presidente Samora Moises Machel atribuiu a esta Instituição o nome de Universidade Eduardo Mondlane, em homenagem ao relevante papel histórico representado em Moçambique pelo Doutor Eduardo Chivambo Mondlane. É ainda em sua homenagem que o dia 20 de Junho, data do seu nascimento, é comemorado como o dia da Universidade Eduardo Mondlane.

A Universidade Eduardo Mondlane desde cedo se assumiu como uma universidade nacional, tendo-se concebido uma política que garantisse a equidade de acesso a estudantes oriundos das diversas regiões do País e procurando-se preservar e aumentar a presença feminina na Instituição.

É uma instituição pública de ensino superior dotada de personalidade jurídica, e goza de autonomia científica, pedagógica, administrativa e financeira.

Por ela passaram muitas gerações de jovens que hoje desempenham funções e actividades nas mais diversas esferas de actividade, desde sectores sociais, económicos, até políticos, quer a nível nacional, regional, bem como internacionalmente.

A história da Instituição, desde a sua criação, reflecte os períodos da história do país, que influenciaram e determinaram o processo de ensino, de investigação e de ligação à sociedade, desde a definição de perfis profissionais a nível da formação até ao tipo de investigação a priorizar.

Desde a sua criação como Universidade Eduardo Mondlane, esta Instituição já foi dirigida por cinco Reitores, de acordo com a seguinte tabela:

Reitor

Período em exercício

Fernando dos Reis Ganhão

1976 – 1986

Rui Baltazar dos Santos Alves

1986 – 1990

Narciso Matos

1990 – 1995

Brazão Mazula

1995 – 2007

Filipe José Couto

2007 – 2011

Orlando António Quilambo

2011 - 2022

Manuel Guilherme Júnior

2022 - à presente data

 

Hoje, a Universidade Eduardo Mondlane insere-se num contexto social de economia de mercado, e de uma pluralidade de instituições de ensino superior.

No fim da década de 90, a Universidade empenhou-se pela primeira vez num processo de planificação estratégica, envolvendo toda a comunidade universitária e largos sectores da sociedade civil, resultando daí o primeiro plano estratégico da instituição, para um período de tempo de 5 anos – 1999-2003. O plano resultou ambicioso e não foi possível cumpri-lo na íntegra. Contudo, e dada a existência deste plano, a instituição cresceu, realizou um processo profundo de reforma curricular, aumentou o número de ingressos e de cursos oferecidos, criou novas escolas Escolas Superiores e Faculdades e desenvolveu um programa de formação e de pós-graduação do seu corpo docente e técnico-administrativo, entre outras actividades.

VISÃO
Ser uma universidade de referência nacional, regional e internacional na produção e disseminação do conhecimento científico e na inovação, destacando a investigação como alicerce dos processos de ensino-aprendizagem e extensão.


MISSÃO
Produzir e disseminar o conhecimento científico e promover a inovação através da investigação como fundamento dos processos de ensino-aprendizagem e extensão, educando as gerações com valores humanísticos de modo a enfrentarem os desafios contemporâneos em prol do desenvolvimento da sociedade.


OBJECTIVOS

Para cumprir esta missão, a UEM deve nortear-se pelos seguintes princípios e propósitos:

1. Gestão eficiente num contexto de autonomia universitária;
2. Prática democrática, respeitando a independência intelectual e a liberdade académica;
3. Desenvolvimento, valorização e utilização racional dos seus recursos, tanto humanos como materiais;
4. Adequação constante dos curricula aos avanços da ciência e da técnica e à realidade nacional e regional;
5. Reflexo das necessidades e perspectivas nacionais e regionais de desenvolvimento nas actividades de investigação, extensão e ensino;
6. Aumento do número de ingressos e das taxas de sucesso escolar e de graduação, através do desenvolvimento de novos métodos de ensino e de avaliação;
7. Apoio e cooperação com outros níveis do sistema nacional de educação;
8. Garantia de equidade em todas as acções com respeito pela diversidade cultural, étnica, racial, religiosa e de género;
9. Que a condição económica e social não constitua limitante ao acesso aos seus cursos;
10. Promoção da educação cívica, ética e social;
11. Promoção do espírito académico, crítico e científico, bem como do brio profissional;
12. Intensificação da ligação e da cooperação com o sector produtivo nacional e com a comunidade;
13. Fortalecimento e alargamento da cooperação regional e internacional.

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BOLSAS

A Universidade Eduardo Mondlane, por entender que as condições sócio-económicas não deverão condicionar a frequência dos estudos superiores, introduziu uma política de concessão de benefícios sociais aos estudantes devidamente matriculados na Universidade Eduardo Mondlane , tal como prevêem o Regulamento sobre os Benefícios Sociais e os Editais publicados anualmente em cada Faculdade.

Estes dois documentos, prevêem as circunstâncias em que os estudantes deverão candidatar-se, solicitar a revisão dos despachos publicados, entre outras informações inerentes a atribuição dos benefícios.

Uma vez atribuído um destes benefícios sociais, o estudante beneficiário deverá contactar os serviços da respectiva Faculdade a fim de se informar sobre os benefícios decorrentes do tipo de bolsa que lhe foi atribuído.

Bolsa Completa
É completa a bolsa que habilita o beneficiário ao alojamento, alimentação, assistência médica e medicamentosa, gastos correntes e isenção de pagamento de propinas.

Bolsa Reduzida
É reduzida a bolsa que contempla os benefícios indicados no número precedente, mas com exclusão do alojamento.

Bolsa-Alimentação
É de alimentação a bolsa que habilita o beneficiário à alimentação, sem contemplar qualquer outro benefício.

Bolsa-Alojamento
É de alojamento a bolsa que habilita o beneficiário ao alojamento ou o subsídio suplementar para suportar os custos inerentes ao alojamento, sem contemplar qualquer outro benefício.
Na Universidade Eduardo Mondlane, a Direcção dos Serviços Sociais (DSS) é o órgão responsável pelo atendimento e apoio social ao estudante, tendo por missão a execução da política social destinada ao estudante.

Constituída por 4 (quatro) departamentos e 1 (um) Posto de Saúde, a DSS presta serviços de alimentação, alojamento e assistência social.

CONTACTOS ÚTEIS

Direcção do Registo Académico
Portal: www.dra.uem.mz
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Facebook: https://www.facebook.com/DRAUEM
Twitter: @drauem

ALIMENTAÇÃO

A UEM possue diversos serviços de refeitório. Especificamente em Maputo, a DSS gere 4 (quatro) refeitórios, onde o Departamento de Alimentação serve 3 (três) refeições, com excepção do Refeitório das Engenharias, que serve somente o almoço.

• Refeitório I (Self): Av. Amílcar Cabral, 1254
• Refeitório II: Campus universitário (Colmeia II)
• Refeitório III: Av. Karl Marx, 939
• Refeitório das Engenharias: Faculdade de Engenharia
Nas Escolas fora da Cidade de Maputo, os serviços de alimentação são geridos pelas próprias Escolas.

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