Centro de Estudos Africanos
Condições de Admissão ao Curso de Licenciatura em Ciências do Desporto
As condições de admissão ao curso de Licenciatura em Ciências do Desporto são:
i) Podem candidatar-se ao Curso de Ciências do Desporto os indivíduos que tenham concluído a 12ª classe do ensino médio geral ou de habilitação equivalente.
ii) Os candidatos são seleccionados de acordo com os resultados obtidos nos Exames de Admissão da UEM nas seguintes disciplinas nucleares:
- Biologia (40%)
- Português (30%)
- Prova de Aptidão Física (30%)
iii) Para a realização da Prova de Aptidão Física, os candidatos devem apresentar ao examinador um atestado médico, passado pela instituição competente, que lhe confere a aptidão física.
Visão e Missão
CRIACÇÃO
A Escola Superior de Ciências do Desporto, foi criada a 17 de Dezembro de
2010, pela deliberação nº45CUN/2010, tendo iniciado com as aulas no dia 8 de Março de
2011.
Visão
A Escola Superior de Ciências do Desporto pretende ser um centro de excelência e de referência na produção e partilha de conhecimentos científicos e de valores sociais, bem como na formação de profissionais capazes de participar, de forma pró-activa e inovadora, no desenvolvimento de todas as dimensões do desporto em prol da sociedade.
Missão
A missão da Escola Superior de Ciências do Desporto é de formar e prover o país e a sociedade de graduados formados em ciências do desporto, com elevada qualificação técnico-científica, dotados de valores éticos e morais e capazes de contribuir de forma criativa no desenvolvimento do desporto nas suas dimensões social e económica.
Curso de Ciências do Desporto
No quadro da prossecução da sua missão, a Universidade Eduardo Mondlane, a primeira e mais antiga instituição de ensino superior em Moçambique, tem-se singularizado na busca de respostas às necessidades do país, em termos de capital humano qualificado e apto a participar de forma proactiva no desenvolvimento de Moçambique e da humanidade.
A introdução progressiva de novos cursos, graus académicos, instituições de especialidade, entre outras inovações, faz parte das acções práticas que concorrem para a concretização dos desígnios maiores desta Universidade.
Nessa perspectiva, assumindo que o Desporto constitui um factor estratégico de socialização, cooperação, de desenvolvimento social e económico, bem como de benefícios múltiplos, a Universidade Eduardo Mondlane criou a Escola Superior de Ciências do Desporto (ESCIDE). Esta Escola, é concebida como um mecanismo para o contributo da Universidade Eduardo Mondlane na formação da massa cinzenta e de empreendedora, com capacidades para optimizar os recursos e as potencialidades existentes para engendrar o desenvolvimento do Desporto em Moçambique e colocá-lo ao serviço do progresso.
A presente publicação reporta de forma sucinta o contexto, os objectivos da criação da ESCIDE e sobretudo, apresenta as oportunidades e as áreas de profissionalização, as aptidões dos graduados e as perspectivas de mercado versus auto empregabilidade.
Para esse fim, o caro leitor socializar-se com os diversos Planos de Estudo que conduzem o estudante ao grau de Licenciatura em Ciências do Desporto.
2. GÉNESE E CONCEITO DA ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO DESPORTO
Em Moçambique, a Lei fundamental (2004), e a Lei do Desporto no 11/2002, estabelecem que o acesso à educação física e à prática desportiva é um direito consagrado a todo cidadão.
Estes e outros instrumentos legais consideram o Desporto como um factor catalisador do desenvolvimento nacional, alicerçado no fomento do desporto para todos os cidadãos através do alargamento da oferta da rede desportiva em todas as vertentes. Ademais, aEstratégia de Revitalização do Desporto, definida pelo Governo para 2005-2009, já apontava a necessidade de se estabelecer e implementar programas específicos de formação de agentes desportivos para deficientes físicos e de conceber programas específicos para a formação curricular da carreira de gestão desportiva.
As Ciências do Desporto são a aplicação das ciências físicas, biológicas, sociais e comportamentais ao estudo da actividade física e do desporto e dos seus efeitos na saúde, na condição física e na qualidade de vida das pessoas de todas as idades e níveis de capacidade. Elas visam essencialmente a compreensão e o desenvolvimento das capacidades de desempenho motor do ser humano e integram:
a) Prevenção e reabilitação através do desporto;
b) Lazer, a saúde, a educação, o treino;
c) Gestão das organizações desportivas e
d) Desporto e a actividade física em pessoas com deficiência.
Para o alcance destes propósitos, há necessidade de formação de quadros em Ciências do Desporto para o mercado nacional e internacional, orientados para o fornecimento de serviços do desporto e equipados com bases teórico-práticas para a realização da investigação científica aplicada e fundamental.
Tendo em vista dar resposta as exigências do desenvolvimento de um perfil competitivo na área do desporto no mercado nacional, regional e internacional, a UEM à organização de um 1º ciclo do Curso de Ciências do Desporto, através da criação da Escola Superior de Ciências do Desporto (ESCIDE), que oferece opções de estudo com os seguintes ramos de orientação e graduação:
- Desporto Adaptado e Saúde.
- Gestão Desportiva.
- Treino Desportivo.
Deste modo, o curso de Licenciatura em Ciências do Desporto aqui apresentado, está designado a oferta de graduados com os seguintes diplomas:
- Licenciatura em Ciências do Desporto - Ramo Desporto Adaptado e Saúde.
- Licenciatura em Ciências do Desporto - Ramo Gestão Desportiva.
- Licenciatura em Ciências do Desporto - Ramo Treino Desportivo.
Website: http://escide.uem.mz/