Centro de Estudos Africanos
Cursos da ESCMC
A Escola ministra cursos para o nível de Bacharelato, Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, em conformidade com os níveis ministrados ao nível da SADCC. Os cursos de Bacharelato e Licenciatura actualmente leccionados incluem:
- Oceanografia
- Biologia Marinha
- Química Marinha
- Geologia Costeira e Marinha
- Engenharia Costeira
Estes foram concebidos para garantir acesso à especialização ao nível de Mestrado e Doutoramento, a serem introduzidos mais tarde, nas seguintes áreas:
- Ciências Marinhas
- Oceanografia Aplicada
- Gestão de Recursos Pesqueiros
- Gestão Integrada das Zonas Costeiras
- Aquacultura
- Serviços Marítimos e de Segurança no Mar
Estrutura Orgânica da ESCMC
A Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras (ESCMC) é uma unidade de ensino pertencente a Universidade Eduardo Mondlane, cujas instalações encontra-se na Cidade de Quelimane, província da Zambézia. Para realizar os seus objecticos, a ESCMC estrutura-se em Departamentos académicos e administrativos, em Centros e Laboratórios de pesquisas, a saber:
Departamentos Administrativos:
- Departamento de Administração e Finanças
- Departamento de Recursos Humanos
- Departamento de Registo Académico
Departamentos Académicos:
- Departamento de Ciências Marinhas
- Departamento de Ciências Costeiras
- Departamento de Direito do Mar e Segurança Marítima
- Departamento de Arqueologia Subaquática
O Departamento de Ciências Marinhas inclui as áreas de oceanografia, ecologia marinha, pescas e aquacultura. Este departamento coordena acções de ensino, investigação e extensão em Oceanografia e os aspectos de pesca e aquacultura.
O Departamento de Ciências Costeiras inclui as áreas de engenharia costeira, assentamentos humanos ao longo da costa e de arqueologia marinha. Este Departamento coordena acções de ensino, investigação e extensão nas zonas e ecossistemas costeiros, tendo em conta os aspectos culturais, históricos e sócio-económicos das populações ao longo da costa.
O Departamento de Direito do Mar e Segurança Marítima inclui áreas de Direito do Mar, soberania dos países costeiros, ajuda à navegação e segurança marítima, busca e salvamento, prevenção contra derrames de petróleo e outros poluentes, protecção e fiscalização marítima. Este Departamento coordena acções de ensino, investigação e extensão com vista a desenvolver capacidade nacional para estudos de vulnerabilidade e mapeamento de zonas de risco aos desastres naturais, tais como ciclones, tsunamis, cheias e secas nas zonas costeiras.
O Departamento de Arqueologia Subaquática – coordena acções de ensino, investigação e extensão em arqueologia subaquática, uma área científica emergente que já possui objecto e métodos de estudos claramente definidos.
Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeira
A Escola de Ciências Marinhas e Costeiras (ECMC) localizada da Cidade de Quelimane, Província da Zambézia, surgiu como resultado da implementação do Plano Estratégico da UEM para o quinquénio 1999-2004, de diversificar as áreas do saber, elevar as capacidades de ensino e investigação e de expandir o ensino superior por todo o país.
Visão | |
|
O mar e zonas costeiras devem ser utilizados e explorados de uma forma sustentável, beneficiando as comunidades e contribuindo para o desenvolvimento nacional e regional. |
Missão |
|
A Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras da Universidade Eduardo Mondlane pretende, através de ensino, investigação e extensão, criar capacidade para a utilização e exploração sustentável do mar e das zonas costeiras, para o benefício das comunidades e para desenvolvimento do país e da região. |
|
Objectivos |
|
São objectivos da Escola de Ciências Marinhas e Costeiras (ESCMC):
|
Website: http://www.marine.uem.mz