Centro de Estudos Africanos
Centro de Ensino à Distância
O Centro de Ensino a Distância, designado por CEND, é uma unidade orgânica da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) que se dedica à operacionalização de iniciativas de Ensino a Distância (EaD) assim como à promoção e coordenação das actividades de EaD a nível das faculdades de modo a garantir que as diferentes unidades orgânicas de ensino ofereçam cursos a distância de qualidade e relevância, através de tecnologias sofisticadas e modelos apropriados.
O CEND foi criado através da deliberação 13/CUN/2002, de 29 de Novembro, publicada no BR, II série, nº 51, de 18/12/02, estando criadas as condições jurídico-institucionais para tornar a UEM numa instituição de ensino superior bi-modal, ou seja, provedora de ensino presencial e à distância. As normas que regem o funcionamento do CEND estão plasmadas no seu regulamento aprovado por Deliberação 7/CUN/2004 de 16 de Dezembro, publicado no BR, II série, nº 9, de 01/03/06.
Veja em anexo o regulamento do CEND
O EaD havia sido inscrito no Objectivo 8 do Plano Estratégico da UEM (1999/2003). A integração do EaD na estratégia da UEM surgiu como resposta, por um lado, ao número limitado de vagas no ensino convencional que era insuficiente para atender a grande demanda de acesso ao Ensino Superior que se verificava na época; e por outro, a localização da UEM, que não permite cobrir todo o País em termos territoriais. Daí que o objectivo do EaD é alargar o acesso ao ensino superior aos cidadãos que por várias razões como por exemplo, profissionais, não podem frequentar uma instituição de ensino presencial, e, ao mesmo tempo, dar oportunidades aos docentes de participarem em cursos de curta duração de índole profissional sem o abandono das salas de aulas.
A primeira experiência de EaD foi em 2008, que consistiu numa Licenciatura em Gestão de Negócios com a Faculdade de Economia, e, a seguir, num Mestrado em Educação Agrária com a Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal.
Natureza do Centro de Análise de Políticas
A criação do CAP surgiu da necessidade de integrar/harmonizar e de imprimir maior coordenação e dinamismo nas actividades de investigação científica ao nível da FLCS e, também, da necessidade de assegurar a geração de rendimentos para a Faculdade e para a UEM, a partir de actividades de consultoria e assessoria a entidades nacionais e/ou estrangeiras, com base em equipas multifacetadas de investigação e prestação de serviços, nos domínios das letras e ciências sociais.
Por outro lado, o CAP emergiu da necessidade de erigir uma plataforma de extensão universitária que seja uma contribuição da FLCS/UEM nos desafios actuais de desenvolvimento do País.
A Direcção Executiva do Centro de Análise de Políticas (CAP) é assegurada pelo Director do Centro com funções de gestão e de prestação de contas ao Conselho de Direcção da Faculdade e a Presidência do Centro é assegurada pelo Director da Faculdade de Letras e Ciências Sociais (na sua qualidade de Presidente do Conselho de Direcção da Faculdade).
O Centro de Análise de Políticas (CAP) tem a sua sede no edifício do extinto CEP, situado no Campus Universitário Principal. O CAP tem à sua disposição todo o equipamento, bem como recursos humanos e financeiros que outrora pertenceram ao CEP, NET e NEGAP, e conta com gabinetes de trabalho, uma biblioteca, uma sala com vinte unidades de computadores ligados à Internet e uma sala de reuniões.
A estrutura orgânica do CAP apresenta-se tal como segue:
O Centro de Análise de Políticas (CAP) possui um acervo de recursos humanos qualificados e com competências diversas, o que inclui um grupo de trabalho de elevada competência, constituído por investigadores de carreira e assistentes de investigação com mais de 15 anos de experiência, formados em metodologias de pesquisa, dentro do país e no estrangeiro.
Centro de Recursos em Educação Não-formal
Esta é a nossa presença como Centro de Recursos e actores de Educação de Jovens e Adultos. Colocamo-nos ao lado das vozes que contribuem para a melhoria da Educação de Adultos através da nossa página na Internet, pretendendo que esteja ao alcance de todos os actores e simpatizantes de Educação de Adultos/Educação Não-Formal (EA/ENF) de jovens e adultos. O Centro de Recursos em Educação Não Formal de Jovens e Adultos existe desde 2002, na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, e está fisicamente sedeado no Departamento de Educação de Adultos. O nosso objectivo, como Centro de Recursos, é criar um espaço para a informação e interacção a fim de se trocar experiências na área de AEA/ENF, interagindo permanentemente com os nossos parceiros, colaboradores e outros interessados para o sucesso e promoção da própria EA/ENF. Assim, desenvolver-se-ão as competências e instrumentos adequados para o sucesso desta tarefa premente de Educação de Adultos.
O Centro de Recursos em Educação Não-Formal existe, como já o dissemos, desde 2002, altura em que a UNESCO, a FDC e a DVV decidiram apoiar a Faculdade de Educação (FACED) na criação do mesmo. Resultou da vontade dos três parceiros em facilitar a interacção entre instituições educacionais, socio-profissionais, e outras afins bem como pessoas singulares ligadas à educação de jovens e adultos, contribuindo, desta forma, na disponibilização de informação para a pesquisa sobre Educação Não-Formal de Jovens e Adultos. As actividades que o Centro realiza são:
- Permitir a interacção entre os provedores e agentes de alfabetização e educação de para a troca de experiência;
- Organizar workshops/seminários para a troca de experiência;
- Disponibilizar novas metodologias de alfabetização e educação de adultos de acordo com a realidade do grupo alvo;
- Disponibilizar obras e outras informações via internet para a formação e aumento de conhecimentos e competências de alfabetização e escolarização de adultos e dos agentes de alfabetização.
Para mais informações, pode entrar em contacto connosco através dos seguintes dados:
|
Endereço: | Campus principal – Edifício da Faculdade de Educação, gabinete do Departamento de Educação de Adultos, 2º andar |
E-mail: | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | |
Telefone/Fax: | 21 493313 | |
O Coordenador: | dr Alfredo Gomes Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. |