Centro de Estudos Africanos
Centro de Línguas
O Centro de Línguas da Universidade Eduardo Mondlane é um órgão da Faculdade de Letras e Ciências Sociais cuja missão é prestar serviços de ensino de línguas, ensino de técnicas de expressão (oral e escrita), tradução de documentos, serviços de interpretação, revisão linguística, entre outros. Nesse seu empreendimento, o Centro promove e divulga um melhor conhecimento de línguas nacionais e estrangeiras, bem com as culturas dos povos falantes de tais línguas entre membros da comunidade universitária e do público em geral. Ao levar a cabo a sua missão, o CL almeja ser um centro de excelência em todas as suas actividades e também um centro de referência na região austral de África, sobretudo no que diz respeito a área de Português para Estrangeiros.
Em termos de ensino de línguas, o Cento de Línguas da UEM organiza cursos a vários níveis e modalidades. Por exemplo, o Centro oferece cursos para proficiência geral e específica e/ou técnico-profissional; cursos colectivos, personalizados e em pequenos grupos; cursos virados para determinadas técnicas de expressão oral e escrita, preparação para exames internacionais, entre outros. As suas línguas de trabalho incluem o Árabe, Italiano, Francês, Inglês, Português, Espanhol e Línguas Moçambicanas.
Na área de prestação de serviços de língua, a grande a aposta do Centro de Línguas está virada para a tradução, interpretação, revisão linguística, administração de testes de apuramento de proficiência em línguas, secretariado, elaboração e/ou organização de vários tipos de documentos (relatórios, actas, sínteses, etc.), dublagem, legendagem, serviços de guias-intérpretes, aluguer de equipamento (equipamento de som e de interpretação). Através de workshops ou outras formas de formação em exercício, o Centro também é activo na capacitação de professores de línguas quer do sector público como do privado, procurando incutir nestes novas abordagens e técnicas de ensino que estejam de acordo com a sua realidade em termos de população estudantil, objectivos de ensino, recursos existentes na sua escola, entre outros.
Actividades
A. Ensino de Línguas
Leccionamos cursos para fins gerais e fins específicos. Nos cursos gerais, temos os níveis I, II, III, IV e Avançado. Priorizamos as quatro habilidades linguísticas, i.e., a fala, a escuta, a escrita e a leitura, bem como aspectos gramaticais e socio-culturais, questões internacionalmente preconizadas em competências linguísticas. A 1. Cursos Colectivos (Regulares)
Cursos Específicos
Os cursos regulares decorrem entre Fevereiro e Junho e entre Agosto e Dezembro, de manhã e a tarde. A 2. Cursos não Regulares
Os cursos não regulares são, geralmente, por encomenda e decorrem a qualquer momento e período solicitado pelos interessados. Os seus programas e materiais são definidos após uma entrevista com os candidatos para determinar o seu nível e necessidades em termos linguísticos A 3. Cursos de técnicas de expressão oral e escrita |
B. Serviços
B 1. Para eventos
B 2. Textos/documentos
B 3. Aluguer de equipamento |
Contacto
Centro de Línguas
Faculdade de Letras e Ciências Sociais
Universidade Eduardo Mondlane
Campus Principal Universitário,
Av. Julius Nyerere, C.P. 257 - Maputo
Telefone: (+258) 21417583
Email:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
|
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
|
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Museu de História Natural
O Museu de História Natural foi fundado em 1911 e instalado desde 1933 num belo edifício inspirado no estilo Manuelino, construído pela Câmara Municipal.
É sem dúvida um dos locais da cidade mais visitado por nacionais e estrangeiros. Começou por ser Museu Provincial, depois Museu Dr. Álvaro de Castro, passando a designar-se, após a independência, por Museu de História Natural.
Tutelado pela Universidade Eduardo Mondlane tem como objectivo proporcionar informação naturalista e etnográfica. A informação naturalística é dada através da exibição de espécimes de natureza zoológica, por via de regra inseridos em cenários simulando os naturais.
Entre as suas colecções, destaca-se a colecção zoológica que tem expostos embalsamados grande variedade de mamíferos (200), aves (10 137!), insectos (176 527 !!!), invertebrados (1 250) e répteis (150). Dentre os exemplares expostos é de salientar uma colecção, provavelmente única no mundo, de fetos de elefante desde um mês até aos 22 meses.
Fundação Universitária
Criada pela Universidade Eduardo Mondlane, a Fundação Universitária é uma pessoa colectiva de direito privado, sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica, que goza de autonomia administrativa, financeira e patrimonial.
Instituída por tempo indeterminado, com sede em Maputo, assume-se como um espaço de reflexão e trabalho, aberto a todos os professores, técnicos, investigadores, artistas, estudantes, empresários e sociedade civil em geral.
O reconhecimento da sua própria capacidade de realização, aliado à certeza de que o desenvolvimento de Moçambique é um desígnio nacional sendo preciso adequar os procedimentos às mudanças que ocorrem no mundo, levou a UEM a procurar novas formas de relacionamento com a sociedade, instituições e com os cidadãos, no sentido de contribuir melhor para a satisfação das suas expectativas e necessidades.
Daí derivou a criação da Fundação Universitária como braço empresarial da Universidade Eduardo Mondlane e como forma de dar realidade à extensão universitária.
Objectivos
Baseada no profundo conhecimento que tem da realidade moçambicana e no intenso empenho que coloca no processo de desenvolvimento do país e de seu povo, a Fundação Universitária visa o desenvolvimento tecnológico, cultural, social e económico, colocando-se ao serviço das pessoas colectivas e singulares, públicas e privadas, que queiram participar neste processo. Para cumprir esses objectivos, a Fundação propõe-se:
|
Contactos
Av. Felipe Samuel Magaia, n° 1530, cave |