IX Seminário Pedagógico da UEM - 2023
– UEM Fortalecendo a Gestão Pedagógica, Inovação Tecnológica e Educação Inclusiva
Chamada para submissão de resumos
O Seminário Pedagógico da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) é um evento bienal que reúne a comunidade académica, entidades governamentais e não-governamentais, parceiros de cooperação nacionais e internacionais, associações profissionais, empregadores e sociedade civil em geral. O IX Seminário Pedagógico tem como objectivo discutir matérias de gestão pedagógica, com vista a melhorar a eficácia do processo de ensino e aprendizagem e delinear acções que visam orientar o processo de ensino e aprendizagem na UEM. Este seminário realiza-se no modelo híbrido e consiste em sessões plenárias enquadradas em quatro áreas temáticas.
I. Áreas Temáticas:
1. Ensino Híbrido
A UEM promoveu a inovação pedagógica e fortaleceu o seu investimento na provisão das tecnologias digitais, no acesso à internet, bem como em diversos recursos tecnológicos importantes ao processo de ensino e aprendizagem. O ensino híbrido é um modelo alternativo de ensino que se está a expandir no mundo, estimula a aprendizagem centrada no estudante, passando parte da responsabilidade de aprendizagem e assunção de uma postura mais participativa e criativa. Por isso, há necessidade de os docentes adoptarem novas metodologias de ensino para fazerem face à demanda do ensino híbrido.
Com a presente temática, pretende-se discutir os desafios, perspectivas e possibilidades associados à implementação do ensino híbrido na UEM, no que respeita às condições para a sua implementação, os modelos, metodologias activas e recursos tecnológicos do ensino híbrido ajustados à realidade da UEM, estratégias para a consolidação do ensino híbrido na UEM e a integração das tecnologias nos curricula.
2. Educação Inclusiva na UEM - Desafios e Perspectivas
No ano de 2017, a UEM aprovou a Estratégia de Educação Inclusiva (EEI) (2018 – 2022). Passado o período da sua implementação, é fundamental avaliar os resultados obtidos, reflectir sobre os desafios e experiências em relação à inserção e apoio aos estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Com a presente temática, procura-se abordar aspectos inerentes à candidatura, admissão, gestão de estudantes com NEE e avaliar o grau de preparação das Escolas e Faculdades no acompanhamento dos mesmos.
3. Transformação Digital na UEM – Desafios e Oportunidades
O uso de tecnologias no ensino tornou-se, na actualidade, uma prática muito frequente. Com o processo de digitalização, a literatura e diversos arquivos podem ser consultados pelos estudantes a qualquer momento e lugar. A digitalização do processo de ensino e aprendizagem promove uma mudança sociocultural que demanda processos educativos mais dinâmicos e interactivos. É fundamental a definição de estratégias de digitalização dos processos de ensino e aprendizagem. Por outro lado, são vários os desafios associados à digitalização do processo de ensino e aprendizagem. O debate da temática relativa à digitalização dos processos de ensino e aprendizagem no IX Seminário Pedagógico vai permitir colher experiências sobre a operacionalização do processo e identificação de desafios e oportunidades da digitalização.
4. Transformação Curricular no Contexto de uma Universidade de Investigação
A UEM enfrenta desafios na concepção e implementação de curricula atractivos e actuais, compatíveis com as necessidades do mercado e do desenvolvimento do país, capazes de atrair os melhores estudantes, favorecer a mobilidade académica e a sua internacionalização. Nesse contexto, considerando os diversos instrumentos de gestão pedagógica recentemente aprovados e a sua ambição de se transformar numa universidade de investigação, a UEM pretende colher experiências positivas e reflectir sobre as estratégias a adoptar para um desenvolvimento curricular mais eficaz; verificar a qualidade e sustentabilidade dos seus cursos; garantir que todos os estudantes beneficiem das mesmas oportunidades na formação; incrementar as taxas de graduação e reduzir o tempo para a conclusão dos cursos. Actualmente, um elevado número de estudantes que termina a parte curricular, não realiza o trabalho do fim do curso e, por isso, acaba por não graduar. Adicionalmente, pretende-se reflectir sobre a promoção do uso de programas que incrementem a internacionalização da UEM e sobre a participação do sector privado no financiamento dos cursos desse nível.
Na presente edição do Seminário Pedagógico estão previstas apresentações de comunicações pelos participantes, previamente aprovadas através de submissão dos respectivos resumos.
II. Datas importantes
21/03/2023 – Início da submissão de resumos
12/05/2023 – Fim da submissão de resumos
01/06/2023 – Comunicação dos resultados da avaliação de resumos
III. Elaboração dos Resumos
Os autores devem apresentar os resumos das comunicações expondo, claramente, os objectivos, metodologia, resultados e conclusões. O resumo não deve exceder 250 palavras.
O cabeçalho das propostas dos resumos deve conter os seguintes elementos: o título, nome do(s) autor(es); afiliação institucional do(s) autor(es); endereço electrónico, número de telefone do apresentador e palavras-chave em número máximo de cinco. O documento deve estar no formato MS WORD, fonte Garamond 12 e espaçamento 1.5.
As propostas dos resumos devem ser enviadas para o seguinte endereço: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.