1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Edmundo Francisco Macuácua


Edmundo-Macuacua

DOUTOR EDMUNDO FRANCISCO MACUÁCUA
(Membro Efectivo do CUN por Inerência de Funções)

É Doutor em Estudos de Desenvolvimento, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (2019); Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (2007), pelo mesmo instituto; e Licenciado em Relações Internacionais e Diplomacia, pelo extinto Instituto Superior de Relações Internacionais, actual Universidade Joaquim Chissano (1999).
Do ponto de vista profissional, é Director Nacional do Arquivo Histórico de Moçambique. Ingressou no Arquivo Histórico de Moçambique como documentalista “D”, em 1993, tendo passado para Documentalista “B”, em 1996, e mais tarde para Documentalista “A”, em 1999. De 1997 a 2001, exerceu a função de Chefe de Departamento dos Arquivos Permanentes, ao que se seguiu a função de Director-Adjunto do Arquivo Histórico de Moçambique, entre 2001 e 2003, e, mais tarde, entre 2007 e 2014, passou a exercer a função de Director-Adjunto para a Administração. De 2020 até à presente data, ocupa a posição de Director do Arquivo Histórico de Moçambique.
Como Docente Universitário, colabora, desde o ano 2000, com a actual Universidade Joaquim Chissano, lecionando as cadeiras de Economia de Desenvolvimento, Conceitos e Teorias de Desenvolvimento, Economia Moçambicana, Elaboração e Avaliação de Projectos, e Introdução à Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. Desde 2020, colabora, igualmente, no mestrado em Cooperação e Desenvolvimento da Faculdade de Direito da UEM.