1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Gimésio Teodoro Cândido

Gimesio-Candido

 

LIC. GIMÉSIO TEODORO CÂNDIDO
(Membro Efectivo do Conselho Universitário pelo Grupo dos Estudantes, AEU-UEM)

É estudante de Licenciatura em Serviço Social, na Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS), UEM.
É Presidente da Associação dos Estudantes Universitários da Universidade Eduardo Mondlane (AEU-UEM) e Presidente da União Nacional de Estudantes, desde 2021.
Em 2016, foi nomeado Chefe do Departamento de Assuntos Sociais do Núcleo de Estudantes da FLCS, cargo que ocupou até à sua eleição ao cargo de Presidente da AEU. Foi Membro da Organização Continuadores de Moçambique, onde desempenhou o cargo de Chefe Geral do Núcleo Provincial de Cabo Delgado. Nesta condição, foi Deputado do Parlamento Infantil Provincial de Cabo Delgado e Presidente do mesmo, de 2010 a 2014. De 2013 a 2015, foi Vice-Presidente e Presidente do Parlamento Infantil de Moçambique, composto por 114 Deputados. Em 2015, liderou uma comissão de jovens que elaborou a proposta dos termos de referência para a criação do Parlamento da Juventude.
Enquanto Presidente da AEU, desenhou o projecto da Primeira Conferência Nacional de Estudantes do Ensino Superior e liderou a Comissão Organizadora do evento.
Actualmente, é também membro do Conselho Universitário, do Comité da OJM do Distrito Académico, e da plataforma de participação de jovens denominada “Rede de Jovens”, que está hospedada na Rede da Criança.
Em 2014, foi distinguido como um Líder Carismático, pela “Revista Mundo H” da Helpo, que é uma organização portuguesa de carácter filantrópico e humanitário. No ano seguinte, obteve o Diploma de Honra em reconhecimento do seu trabalho no Parlamento Infantil pelo sector de Género, Criança e Acção Social.