1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Nilza Aurora Tarcísio César

Nilza-Cesar

 

MESTRE NILZA AURORA TARCÍSIO CÉSAR
(Membro Efectivo do CUN pelo Grupo de Assistentes)

É Doutoranda em Avaliação de Desenvolvimento Institucional, no Centro de Estudos Africanos da Universidade de Leiden, Holanda; Mestre em Educação – Metodologia de Investigação, pela Universidade de Sidney, Austrália (2008); Licenciada em Sociologia, pela UEM (2003); e Bacharel em Ciências Sociais, também pela UEM (2001).
É docente e investigadora na Faculdade de Educação da UEM (FACED-UEM), desde 2003, onde lecciona diversas disciplinas ao nível de Licenciatura, nomeadamente: Sociologia da Educação; Sociologia e Antropologia da Educação; Sociologia e Antropologia Cultural; e Introdução às Ciências Sociais. Lecciona, igualmente, o Módulo Teorias Sociológicas e Educação, ao nível de Mestrado.
As suas áreas de pesquisa incluem avaliação de desenvolvimento instituição, e género e educação.
Tem cinco artigos científicos, dois dos quais com revisão por pares, e três apresentados em conferências internacionais. Coordenou dois Projectos Educacionais na UEM, nomeadamente: Projecto TEDUCA (Tecnologias Educacionais Digitais), no âmbito de um Programa de Pró-Mobilidade Internacional CAPES/AULP entre a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (Brasil) e a Faculdade de Educação da UEM; Projecto “Introdução do Ensino Centrado no Aluno”, na UEM, em parceria com a Universidade de Maastricht-Holanda, no âmbito do Programa NICHE. Coordenou igualmente um Projecto de Pesquisa ao nível da província da Zambézia.
É Directora-Adjunta para Graduação da FACED-UEM, cargo que já tinha exercido na mesma Faculdade, de 2011 a 2013. Foi Chefe de Departamento de Planificação e Cooperação da FACED-UEM, até Outubro de 2021. De Janeiro a Julho de 2011, foi Coordenadora do Sector de Registo Académico nesta mesma Faculdade.
Fez parte de várias Comissões de Trabalho na FACED-UEM, nomeadamente: Comissão de concepção do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Faculdade de Educação (2008); Comissão de Concepção do Currículo do Curso de Licenciatura em Organização e Gestão da Educação (2009); Comissão para a Elaboração da Proposta de Currículo do Curso de Mestrado em Estudos Superiores e Desenvolvimento (2010-2011); e Comissão de Elaboração da Proposta de Currículo do Curso de Licenciatura em Ciência da Educação (2017-2020).
Foi membro do Conselho Científico da FACED-UEM (2009-2011), e ponto focal de Género da FACED-UEM, no Centro de Coordenação dos Assuntos de Género (CeCaGe) (2009).