1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

António Cipriano Parafino Gonçalves

Antonio-Cipriano

 

PROF. DOUTOR ANTÓNIO CIPRIANO PARAFINO GONÇALVES
(Membro Efectivo do CUN pelo Grupo de Professores)

É Doutorado em Políticas e Filosofia da Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil (2009); Mestrado em Educação, pela mesma Universidade (2005); Especialista em Comunicação Social, pela Universidade São Francisco, São Paulo, Brasil (2002); e Licenciado em Filosofia, pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Belo Horizonte, Brasil (2001).
É Professor Associado na Faculdade de Educação da UEM, onde leciona as disciplinas de Políticas de Educação e Educação para a Cidadania, ao nível de Licenciatura, e as disciplinas de Fundamentos de Educação, Políticas e Reformas da Educação, e Problemas Epistemológicos de Pesquisa em Educação, aos níveis de Mestrado e Doutoramento.
No Brasil, foi docente de Ética e Filosofia na Escola Superior Dom Hélder Câmara, Belo Horizonte (2005-2006) e de Filosofia na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Foi também docente no curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar na Universidade Federal de Minas Gerais (2008-2009).
Desde 2016, exerce o cargo de Director da Faculdade de Educação da UEM. É Presidente do Fórum Africano dos Directores de Faculdade de Educação, desde 2019.
Foi Vice-Reitor Académico da Universidade São Tomás de Moçambique (2010-2014), onde ainda actua como docente de Filosofia da Educação, Filosofia Social, Fundamentos da Educação, Ética e Educação nos cursos de Licenciatura, Mestrado em Educaçõ e Doutoramento em Ética.
É Professor convidado de Políticas de Educação, Epistemologia e Educação e Filosofia da Educação aplicada ao contexto moçambicano nos cursos de Mestrado em Educação e Doutoramento em Educação e em Filosofia da Universidade Pedagógica de Maputo.