1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Narciso Manecas Gastene

gastene

dr. Narciso Manecas Gastene
(Membro do CUN pelo Grupo de Assistentes)

Está a fazer Mestrado em Linguística na Universidade Eduardo Mondlane (UEM). É Licenciado em Ensino de Línguas Bantu (2008), pela mesma Universidade.
É docente e investigador na Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS) da UEM, onde lecciona as disciplinas de Língua Bantu (Sena), Semântica, Pragmática, Metodologia de Trabalho Científico, e Metodologia de Investigação I. Participou no Projecto de Investigação das Línguas Transfronteiriças, Centro de Estudos Africanos (CEA).
É membro do Conselho Científico do Departamento de Linguística e Literatura da FLCS, UEM. Fez parte de várias Comissões de Trabalho na UEM, nomeadamente: Comissão Organizadora das Comemorações dos 50 anos do Ensino Superior em Moçambique (2012); Comissão da VIII Conferência de Investigação da UEM e II Congresso Nacional de Psicologia e Psicoterapia (2014); e Comissão Eleitoral da FLCS (2016). Coordenou o Simpósio “Literacia: Alfabetização para o Desenvolvimento”, organizado pela USAID e UEM (2014).
Publicou alguns artigos científicos, incluindo: Uma Reflexão sobre o Programa e Modelo de Educação Bilingue Vigentes em Moçambique (2011); Negação Lexical e Derivacional em Sena (2011); Diferentes Formas de Negação nas Línguas Macua, Sena e Changana (2014); As Línguas Moçambicanas como Vectores de Promoção da Unidade Nacional e Valorização da Diversidade Cultural (2015); e Cortesia Linguística na Manutenção da Paz em Moçambique (2017).
Coordenou a Revisão e Avaliação dos Manuais do Ensino Bilingue em Moçambique (Línguas do Centro), INDE/MINED e a Produção de Materiais Didácticos das Línguas Locais da Zona Centro de Moçambique, pelo Corpo da Paz.
É colaborador da Revista Científica “KULIMAR”, do Instituto Superior de Arte e Cultura (ISARC) e da Organização Moçambicana de Linguística (OMOLIN). É Membro Fundador e primeiro Presidente do Núcleo de Estudantes de Línguas Bantu de Moçambique (NELIBAMO).