Isabel Remígio Ferrão Guiamba
Profa. Doutora Isabel Remígio Ferrão Guiamba
(Membro do CUN pelo Grupo de Professores)
É Doutorada em Biociência, especialidade em Ciência dos Alimentos (2016), pela Chalmers University of Tecnology, Suécia; Mestre em Controle de Processos (2002), pela Universidade de Natal, República da África do Sul; Licenciada em Engenharia Química (1992), pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM); e Bacharel em Ensino de Química e Biologia (1984), pela UEM.
É docente e investigadora na Faculdade de Engenharia da UEM, onde lecciona as disciplinas de Instrumentação e Controlo de Processos I e II e Medidas e Instrumentação, ao nível de licenciatura. Lecciona também as disciplinas de Química dos Alimentos, Nutrição e Tecnologia de Alimentos, ao nível de mestrado. Já leccionou disciplinas diversas nas Faculdades de Educação, Ciências e Veterinária. Realiza a sua investigação na área alimentar.
É Chefe do Departamento de Admissão à UEM, na Direcção Pedagógica. Foi Directora-Adjunta para a Docência (2003-2012) da Faculdade de Engenharia e Chefe do Departamento de Engenharia Química (1995-1999), na mesma Faculdade.
Fez parte de várias comissões de trabalho na UEM, nomeadamente: Comissão de Execução do Acordo de Cooperação entre a HCB e a UEM; Comissão Instaladora do Centro de Coordenação dos Assuntos do Género da UEM (CeCAGe); Comissão de Execução do Projecto de Capacitação Institucional SANTED entre as Universidades de Witswatersrand (RSA), UEM e Universidade da Namíbia; Comissão para o Gabinete da Qualidade Académica; e Reflexão sobre o aumento de acesso aos cursos da UEM.
Algumas das suas publicações mais recentes incluem: Nutritional value and quality of processed mango fruits – Tese de Doutoramento (2016); Effects of blanching, acidification or addition of EDTA on vitamin C and β-carotene stability during mango purée preparation (2016); Retention of β-carotene and vitamin C in dried mango osmotically pretreated with osmotic solutions containing calcium and ascorbic acid (2016); Effect of infrared blanching on enzyme activity and retention of β-carotene and vitamin C in dried mango (2015); e The influence of temperature on convective microwave and hot air drying of papaya slices (2013).
É membro da Ordem dos Engenheiros de Moçambique.





