Natureza do Centro de Análise de Políticas
A criação do CAP surgiu da necessidade de integrar/harmonizar e de imprimir maior coordenação e dinamismo nas actividades de investigação científica ao nível da FLCS e, também, da necessidade de assegurar a geração de rendimentos para a Faculdade e para a UEM, a partir de actividades de consultoria e assessoria a entidades nacionais e/ou estrangeiras, com base em equipas multifacetadas de investigação e prestação de serviços, nos domínios das letras e ciências sociais.
Por outro lado, o CAP emergiu da necessidade de erigir uma plataforma de extensão universitária que seja uma contribuição da FLCS/UEM nos desafios actuais de desenvolvimento do País.
A Direcção Executiva do Centro de Análise de Políticas (CAP) é assegurada pelo Director do Centro com funções de gestão e de prestação de contas ao Conselho de Direcção da Faculdade e a Presidência do Centro é assegurada pelo Director da Faculdade de Letras e Ciências Sociais (na sua qualidade de Presidente do Conselho de Direcção da Faculdade).
O Centro de Análise de Políticas (CAP) tem a sua sede no edifício do extinto CEP, situado no Campus Universitário Principal. O CAP tem à sua disposição todo o equipamento, bem como recursos humanos e financeiros que outrora pertenceram ao CEP, NET e NEGAP, e conta com gabinetes de trabalho, uma biblioteca, uma sala com vinte unidades de computadores ligados à Internet e uma sala de reuniões.
A estrutura orgânica do CAP apresenta-se tal como segue:
O Centro de Análise de Políticas (CAP) possui um acervo de recursos humanos qualificados e com competências diversas, o que inclui um grupo de trabalho de elevada competência, constituído por investigadores de carreira e assistentes de investigação com mais de 15 anos de experiência, formados em metodologias de pesquisa, dentro do país e no estrangeiro.