Inovação da UEM na 5ª Edição da MOZTECH

  • Imprimir

moztech18A UEM expos na Feira Moçambicana de Tecnologias (MOZTEC) diversos softwares que podem melhorar a vida dos moçambicanos. Através do seu Espaço de Inovação, colocou à disposição dos amantes das TICs um softeware designado NA VIA, que ajuda a controlar o trânsito e, através do qual, os usuários desse mesmo aplicativo tem informação em tempo real sobre a ocorrência de acidente e de vias congestionadas a partir do telefone. Com essa informação os usuários podem recorrer a vias alternativas para chegar ao destino.
Outra inovação é o PAGUA, um software que facilita o processo de facturação e pagamento de água para fornecedores privados. A partir de um aplicativo instalado no smartphone os proprietários dos furos de água podem fazer a leitura do consumo de água, a facturação e posterior envio da factura sem ser necessário a deslocação física a casa do cliente.
Outra grande inovação em exposição chama-se MEU BROTHTER, que aborda diversos assuntos relacionados com a saúde sexual e reprodutiva. O aplicativo tem suporte de diversas unidades sanitárias da capital do país e responde dúvidas e inquietações dos jovens nestas matérias.
Além de softwares, a UEM, através do Centro de Informática, expôs cursos internacionais que são ministrados através da CISCO e cursos nacionais ministrados pelo CIUEM para empresas e outros.
Segundo o gestor do Espaço de Inovação da UEM, Engº Ailton Nhaca, já foram estabelecidas parcerias com diversas entidades entre públicas e privadas que mostraram interesse em adoptar estes e outros softwares. Entretanto, Nhaca afirmou que nem todos estão disponíveis agora porque estão em fase de desenvolvimento. “Eles perguntam para quando o lançamento porque estão interessados, mas ainda estamos a trabalhar nalguns softwares”, disse.

 php shell indir