1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

ESHTI coloca 78 quadros no mercado

grad-eshti-18

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane (ESHTI) graduou na manhã de hoje (27/07) 78 licenciados, dos quais 42 do sexo feminino e 36 masculino, formados nas áreas de Gestão de Hotelaria, Gestão de Mercados Turísticos, em Animação Turística e Informação Turística.
De acordo com o governador da província de Inhambane, que presidiu a cerimónia de graduação, no país o turismo é uma das áreas de eleição para galvanizar a economia nacional a semelhança dos sectores como infra-estruturas, agricultura e energias.
Actualmente o desafio é a reabilitação das imensuráveis paisagens naturais com valor turístico e daí gerar emprego e renda para a população. Chapo disse que a província de Inhambane goza de uma localização geográfica privilegiada assim como de uma grande extensão territorial do litoral ao interior fazendo dela a província com recursos e fauna de dimensão turística ainda por explorar. Por isso, segundo o governador, 60 por cento do turismo nacional é feito na província de Inhambane.
Daniel Chapo disse ser incontestável que a UEM, através da sua Escola Superior de Hotelaria e Turismo, vem se inserindo cada vez mais na dinâmica socio-económica da província com particular enfoque para o sector do turismo. "Como governo encorajamos a continuidade com firmeza da escola porque reconhecemos resultados positivos que temos estado a testemunhar", frisou.
Por seu turno, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, congratulou a ESHTI pela celebração, este ano, dos 15 anos de existência. Entretanto, atendendo a transformação da UEM numa universidade de investigação, Quilambo desafia a ESHTI a se tornar líder na investigação aplicada e uma extensão respondente.
Para o Reitor, a UEM em geral e Escola, em particular, têm estado a preocupar-se e a trabalhar no sentido de melhorar cada vez mais os processos de ensino e aprendizagem, investigação, extensão e inovação universitária.
Aos graduados, Quilambo apelou-os a serem ousados e com visões e desideratos claros em busca do sucesso profissional. "Não se abriguem no conforto da vida onde certos paradigmas poderão levar-vos a uma atitude de espera por uma colocação profissional", disse.
Exortou-os a nunca se esquecerem de ser bons cidadãos, actuando sempre em conformidade com os princípios éticos e deontológicos característicos dos mais competentes profissionais graduados pela UEM.
Em representação dos graduados, Amade Taquidir, reconheceu o esforço e o apoio de familiares, amigos e colegas para suportar as dificuldades enfrentadas durante o período de formação. Todavia, afirmaram estar cientes dos desafios que lhes esperam pela frente.
No evento, foram premiados com valores monetários e materiais os estudantes que melhor desempenho académico demonstraram ao longo da formação. O Município de Inhambane ofereceu 5 DUATs a igual número de estudantes.

 php shell indir