1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Especialistas discutem na UEM o Desporto e Lazer em África

desporto-e-lazer

Decorre na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UEM o V Encontro Internacional de Desporto e Lazer em África. Subordinado ao lema “Vivências coloniais e dinâmicas nacionais”, o evento reúne especialistas de vários países com o objetivo de estimular a pesquisa sobre o desporto e lazer em Moçambique e em África no âmbito das Ciências Sociais e Humanas e recolher contributos de índole histórica que ajudem a mapear o trajecto do desporto e do lazer em África.
O encontro visa igualmente reflectir sobre a evolução das políticas e sobre o lugar do desporto e do lazer no continente assim como impulsionar pesquisas e parcerias de trabalho sobre as temáticas do desporto e do lazer.
Na abertura, o Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Prof. Doutor Orlando Quilambo, recorrendo ao Plano Estratégico 2018-2028, na componente da promoção da prática do desporto e sua consolidação como área de estudo e investigação nas Ciências Sociais e Humanas, disse que a realização deste encontro poderá permitir alcançar jovens pesquisadores interessados em tais temáticas e, “ampliar o espaço geográfico de realização deste tipo de eventos e alargar a participação de académicos e outros estudiosos moçambicanos que queiram aprofundar estudos sobre o desporto e a sua importância para a sociedade”, realçou.
De acordo com Quilambo, a presença de investigadores neste fórum, cuja experiência multifacetada se mostra um dos elementos chave, dará alento necessário à pesquisa ou investigação sobre o desporto e lazer em África, “bem como refletir-se numa perspetiva teórico-metodológica, sobre a evolução das políticas do desporto, impulsionando pesquisas e parcerias de trabalho sobre a temática”, disse.
Em África, as investigações sobre o desporto e o lazer registaram um desenvolvimento significativo nas últimas décadas, tornando esta uma área de pesquisa independente nas Ciências Sociais e Humanas. Tal facto tem atraído investigadores de diversas disciplinas sociais a explorar essas temáticas, focando-se tanto na realidade colonial como no contexto pós-colonial.
A Universidade Eduardo Mondlane, nas palavras do Prof. Doutor Orlando Quilambo, reitera o compromisso de continuar a promover o fortalecimento de todas as áreas de saber, no caso vertente o Desporto, tornando o seu estudo num campo amplo e aberto à participação de especialistas de diversas áreas académicas, nacionalidades e instituições.
O Encontro Internacional de Desporto e Lazer em África é uma organização conjunta da Faculdade de Letras e Ciências Sociais e Escola Superior de Ciências do Desporto (ambos da UEM), o Centro de História da Universidade de Lisboa, o “Sport”: Laboratório de História do Esporte e do Lazer da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Núcleo de Estudos Africanos da Universidade Federal Fluminense.

 php shell indir