1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Apenas 2 cursos do Ensino Superior são excelentes no país

Apenas dois cursos do Ensino Superior de um total de 19 avaliados no primeiro semestre deste ano foram considerados excelentes. Trata-se dos cursos de cursos-acreditados

Engenharia zootécnica do Instituto Superior Politécnico de Manica e Medicina Veterinária, da Universidade Eduardo Mondlane, que receberam uma acreditação com validade de cinco anos.
No total são 72 cursos de várias instituições do Ensino Superior que foram submetidos à avaliação do Conselho Nacional de Avaliação e Qualidade (CNAQ). Até ao momento, estão disponíveis resultados dos cursos submetidos no primeiro semestre, sendo que a avaliação varia do excelente, bom e satisfatório, segundo a presidente do CNAQ, Ana Nhampule.
A presidente do CNAQ diz que os níveis de qualidade são medidos a partir de nove indicadores, com destaque para a missão do curso, a gestão, o número de estudantes, formação dos docentes e infra-estruturas. E quanto mais baixo o nível, mais curto o prazo para fazer melhorias.
Os resultados dos 53 cursos submetidos no segundo semestre estarão disponíveis no início de 2019, onde também serão avaliados cursos de mestrado.
A divulgação de resultados da avaliação dos cursos foi feita esta sexta-feira, em Maputo, último dia da quarta conferência do Conselho Nacional de Avaliação e Qualidade, que juntou o Governo, responsáveis das Instituições de Ensino Superior, parceiros de cooperação, sociedade civil e demais interessados.