1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Gestores académicos debatem proposta de indicadores de desempenho

Gestores da UEM estão reuniram-se hoje (07/03), em Maputo, em workshop para apresentação, debate e familiarização da proposta de indicadores de desempenho/qualidade nas Faculdades, Escolas e Centros, bem como produzir consensos sobre o documento.
Organizado pelo Gabinete para a Qualidade Académica (GQA), o encontro teve como objectivo obter subsídios e comentários que ajudem a enriquecer a proposta.
Na abertura do evento, a Vice-reitora Académica da UEM, Profª Doutora Amália Uamusse, explicou que a realização deste seminário visa incutir aos líderes e gestores académicos uma nova abordagem em termos de planificação, gestão, mobilização e alocação de recursos e tomada de decisões, em geral.
Referiu que nas unidades, os gestores hoje são exigidos a planificar e a priorizar acções visando o alcance de objectivos e metas específicas que sejam relevantes para uma universidade de investigação.
A Vice-reitora Académica afirmou que no actual contexto de existência de muitas instituições de ensino superior no país, a UEM partilha e disputa os recursos nacionais com várias instituições. Tal situação obriga a que se faça o uso eficiente dos poucos recursos existentes para o alcance dos indicadores e metas chaves da visão e missão da UEM.
No workshop que contou com a presença de administradores e gestores académicos, Uamusse sublinhou que os escassos recursos exigem o reforço da capacidade académica, administrativa e governativa para mobilizar e diversificar as fontes de financiamento.
O Director para o GQA, Prof. Doutor Nelson Zavale, explicou que a avaliação incide sobre vários aspectos com destaque para a avaliação de cursos e das unidades orgânicas. Actualmente decorre o processo de elaboração de indicadores que permitam aferir a qualidade e o desempenho das unidades orgânicas da UEM. "Numa primeira fase da nossa acção como GQA estávamos concentrados nos cursos e agora teremos que passar a nos concentrar nas unidades, isto é, nas Faculdades, Escolas e Centros", disse.

work-gqa

Türkçe porno martin luther king jr kimdir