1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Associações de camponeses visitam campo de ensaios de feijão nhemba

inharrime-camponeses

As associações de camponeses dos distritos de Inharrime e Morumbene visitaram, no passado dia 04 de Junho, o campo de ensaios onde estão a ser desenvolvidas as novas variedades de feijão nhemba resilientes a seca, para um processo de socialização sobre as boas práticas de produção dessas variedades que se encontram em fase final do seu desenvolvimento.
As associações já desenvolvem o cultivo dessas variedades nas respectivas machambas e a visita serviu, essencialmente, para interagir com os técnicos da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal visando a melhoria da produção dessas variedades.
O Prof. Doutor Rogério Chiulele, que coordena o projecto, garantiu aos camponeses que as variedades produzem bem quando observadas as boas práticas, como a melhor data para sementeira, que dever ser entre Janeiro e Fevereiro; a observância de um bom compasso de sementeira (distância entre as linhas de 75 a 85 cm e 20 a 25 cm entre as plantas e serem pulverizadas durante a floração e o desenvolvimento das vagens).
Durante a passagem pelo campo de ensaios, os camponeses foram indicando algumas variedades que são de sua preferência, geralmente, aquelas de grão grande e outras consideradas adequadas para a preparação do caril.
Actualmente está a decorrer a colheita das variedades. Em cada variedade serão conservadas pelo menos 50 quilos para serem posteriormente entregues a produtoras de sementes, depois da aprovação do Departamento de Sementes do Ministério da Agricultura.
Segundo Chiulele, com o fim do projecto espera-se que as variedades sejam libertadas para que estejam à disposição dos agricultores. Aliás, este foi o desejo manifestado pelos camponeses aquando da visita, que esperam ter acesso às variedades, em 2020.

bedava jigolo jigolo kirala jigolo sitesi olgun bayanlar jigolo sitesi jigolo olmak istiyorum jigolo ilanı php shell download php bypass shell