1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Edson Macuácua defende uma visão nacional e abordagem integrada dos projectos de desenvolvimento

palestra-macua-0O país deve dispor de uma visão nacional de desenvolvimento que seja multipartidária e que esteja muito além dos ciclos quinquenais, que sirva de referência na intervenção dos vários autores no processo de governação, que seja de curto, médio e longo prazo porque a descontinuidade dos projectos de governação afecta o desenvolvimento do país e o bem-estar das pessoas, defendeu o Deputado e Jurista Edson Macuácua.
Falando hoje (07/08) na Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal da UEM numa palestra subordinada ao tema "Governação e Desenvolvimento Rural", o orador afirmou que a existência de uma visão de Estado para o desenvolvimento ajudaria a maximizar os recursos e as potencialidades do país. "Garantir que haja, de facto, uma linha de continuidade no processo de desenvolvimento vai fazer com que se alcance resultados concretos de tal forma que o desenvolvimento resulte na transformação de vida das pessoas", frisou.
Todavia, tal não significa que o país se desfaça de todos os projectos existentes mas que se trabalhe para o aprimoramento daquilo que está sendo feito optando por uma abordagem integrada do processo de desenvolvimento, definindo prioridades e estratégias ao nível macro. "A visão de nação a longo prazo, deve ser a base para podermos desenvolver estratégias de desenvolvimento cíclicos e, em cada ciclo de governação, definir metas que concorrem para materializar essa visão", disse.
Segundo Macuácua, tal evitaria um somatório de visões que, entre eles, não constroem um conjunto que configure realmente um projecto nacional de desenvolvimento. "Há uma desconexão de projectos estruturais. Perdemos a lógica e a coerência, há uma sobreposição de projectos", anotou.
Nesse processo de desenvolvimento, segundo o orador, as universidades têm uma dupla função, a de produzir ideias e propor alternativas e modelos de desenvolvimento, influenciando o processo decisório subsidiando-os com elementos sólidos que levem estes a tomarem as melhores decisões em cada momento e contexto, em função dos recursos disponíveis.
Sobre o desenvolvimento rural no país, apontou que este deve ser sustentável, multifuncional, multissectorial, participativo, descentralizado e diversificado.
Edson Macuácua é docente da Faculdade de Direito da UEM e Presidente da 1ª Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade da Assembleia da República.

palestra-macuacua-1

kamagra php shell download php bypass shell bedava jigolo jigolo kirala jigolo sitesi olgun bayanlar jigolo sitesi jigolo olmak istiyorum jigolo ilanı